PLANEJAMENTO PRÉ I – ARTE – 1º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ANÁLISE HISTÓRICA DO MODO DE RELAÇÃO
DOS HOMENS COM OS OBJETOS E A REALIDADE:
•
Ilustrações (desenho livre).
ELEMENTOS
VISUAIS:
•
Forma.
COMPOSIÇÃO:
•
Desenho;
•
Pintura.
|
•
Expressar-se
por meio de desenho livre.
•
Expressar-se
por meio de desenhos com diferentes formas.
•
Expressar-se
por meio de desenho e pintura.
|
|
|
PLANEJAMENTO
PRÉ I – ARTE – 2º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ANÁLISE HISTÓRICA DO MODO DE RELAÇÃO
DOS HOMENS COM OS OBJETOS E A REALIDADE:
•
Ilustrações (desenho livre);
•
Cartazes.
ELEMENTOS
VISUAIS:
•
Forma;
•
Linha.
COMPOSIÇÃO:
•
Desenho;
•
Pintura;
•
Colagem;
•
Modelagem.
|
•
Expressar-se
por meio de desenho livre e cartazes.
•
Expressar-se
por meio de desenhos com diferentes formas e linhas.
•
Expressar-se
por meio de desenho, pintura, colagem e modelagem;
•
Realizar
trabalhos com colagem;
•
Dar
formas a objetos por meio de modelagem.
|
|
|
PLANEJAMENTO
PRÉ I – ARTE – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ANÁLISE HISTÓRICA DO MODO DE RELAÇÃO
DOS HOMENS COM OS OBJETOS E A REALIDADE:
•
Ilustrações (desenho livre);
•
Cartazes.
ELEMENTOS
VISUAIS:
•
Forma;
•
Linha;
•
Cor.
COMPOSIÇÃO:
•
Desenho;
•
Pintura;
•
Colagem;
•
Modelagem;
•
Dobradura;
|
•
Expressar-se
por meio de desenho livre e cartazes.
•
Expressar-se
por meio de desenhos com diferentes formas, linhas e cores;
•
Participar
de jogos que utilizam cores;
•
Nomear
e utilizar algumas cores.
•
Expressar-se
por meio de desenho, pintura, colagem, modelagem e dobradura;
•
Realizar
trabalhos com dobradura;
•
Realizar
trabalhos com colagem;
•
Dar
formas a objetos por meio de modelagem.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I – ARTE – 4º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ANÁLISE HISTÓRICA DO MODO DE RELAÇÃO
DOS HOMENS COM OS OBJETOS E A REALIDADE:
•
Ilustrações (desenho livre);
•
Cartazes;
•
Obras de Arte.
ELEMENTOS
VISUAIS:
•
Forma;
•
Linha;
•
Cor;
•
Textura.
COMPOSIÇÃO:
•
Desenho;
•
Pintura;
•
Colagem;
•
Modelagem;
•
Dobradura.
TRABALHO
ARTÍSTICO
•
Linguagem
Plástica.
|
•
Expressar-se
por meio de desenho livre, cartazes.
•
Expressar-se
por meio de desenhos em diferentes formas, linhas, cores e textura;
•
Participar
de jogos que utilizam cores;
•
Nomear
e utilizar algumas cores.
•
Expressar-se
por meio de desenho, pintura, colagem, modelagem e dobradura;
•
Realizar
trabalhos com dobradura;
•
Realizar
trabalhos com colagem;
•
Dar
formas a objetos por meio de modelagem.
•
Expressar-se
através da linguagem plástica;
•
Faz
esculturas com sucata.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:
a)
Segundo
critérios da criança;
b)
Segundo
critérios dados pelo professor.
RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES:
Um e nenhum.
REGISTRO DE QUATIDADES
E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS: 0 e 1.
MEDIDAS
TEMPO:
Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês e ano.
COMPRIMENTO:
GEOMETRIA
A CRIANÇA E
O ESPAÇO:
CORES:
|
·
Classificar
e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.
·
Diferenciar
um de nenhum.
·
Reconhecer,
contar e registrar os números 0 e 1.
·
Diferenciar
dia e noite;
·
Ter
noção de antes durante e depois;
·
Reconhecer
no calendário o dia, semana, mês e ano.
·
Identificar
e comparar objetos e pessoas pelo tamanho.
·
Identificar
objetos pela distância.
·
Deslocar-se
no espaço sabendo se localizar;
·
Diferenciar
dentro e fora;
·
Identificar
as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na
natureza.
·
Classificar,
identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:
a)
Segundo
critérios da criança;
b)
Segundo
critérios dados pelo professor.
RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Alguns e todos.
REGISTRO
DE QUATIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS
NUMÉRICOS: Números de
MEDIDAS:
TEMPO:
Dia, noite, antes, durante, depois, agora; semana, mês, ano; manhã, tarde,
noite, hoje, ontem, amanhã.
COMPRIMENTO:
GEOMETRIA
A CRIANÇA E
O ESPAÇO:
CORES:
|
·
Classificar
e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.
·
Diferenciar
alguns de todos.
·
Reconhecer,
contar e registrar os números de
·
Diferenciar
dia e noite;
·
Ter
noção de antes durante e depois;
·
Reconhecer
no calendário o dia, semana, mês e ano.
·
Identificar
e comparar objetos e pessoas pela altura e largura.
·
Deslocar-se
no espaço sabendo se localizar;
·
Identificar
vizinhança, fronteira, atrás e na frente.
·
Identificar
as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na
natureza;
·
Reconhecer
o quadrado e o círculo.
·
Classificar,
identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I – MATEMÁTICA – 3º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:
RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Muito e Pouco.
REGISTRO
DE QUATIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS
NUMÉRICOS: Números de
MEDIDAS:
TEMPO: Dia, noite, antes, durante, depois,
agora; semana, mês, ano; manhã, tarde,
noite, hoje, ontem, amanhã, divisão do tempo entre manhã, tarde, noite, hoje,
ontem e amanhã.
COMPRIMENTO
GEOMETRIA
A CRIANÇA E
O ESPAÇO:
CORES:
|
·
Classificar
e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.
·
Diferenciar
muito de pouco.
·
Reconhecer,
contar e registrar os números de
·
Diferenciar
dia e noite;
·
Ter
noção de antes durante e depois;
·
Reconhecer
no calendário o dia, semana, mês e ano.
·
Identificar
e comparar objetos pela espessura;
·
Utilizar
as medidas arbitrárias.
·
Deslocar-se
no espaço sabendo se localizar;
·
Identificar
objetos que estão em cima ou embaixo;
·
Identificar
as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na
natureza;
·
Reconhecer
as figuras geométricas.
·
Classificar,
identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I – MATEMÁTICA – 4º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:
RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: O que tem menos, o que tem mais e o
que tem a mesma quantidade.
REGISTRO
DE QUATIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS
NUMÉRICOS: Números de
MEDIDAS:
TEMPO: Dia, noite, antes, durante,
depois, agora, semana, mês, ano, manhã, tarde, noite, hoje, ontem, amanhã, divisão
do tempo entre hoje, ontem, amanhã, logo após, muito depois, muito antes, um
pouco antes, agora.
MASSA:
CAPACIDADE:
GEOMETRIA
A CRIANÇA E
O ESPAÇO:
CORES:
|
·
Classificar
e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.
·
Diferenciar
as quantidades.
·
Reconhecer,
contar e registrar os números de
·
Diferenciar
dia e noite;
·
Ter
noção de antes durante e depois;
·
Reconhecer
no calendário o dia, semana, mês e ano.
·
Identificar
e comparar objetos pela massa e capacidade.
·
Deslocar-se
no espaço sabendo se localizar;
·
Ter
noção dos objetos localizados à direita, à esquerda, entre e no meio;
·
Identificar
as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na
natureza;
·
Reconhecer
as figuras geométricas.
·
Classificar,
identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
O HABITAT DO HOMEM: A
SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM
Os
elementos do habitat do homem: água, ar, seres vivos, os objetos que são
frutos do trabalho humano.
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES
Os
elementos que fazem parte da escola.
|
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO
AMBIENTE DO HOMEM
Por
que e como os homens modificam e produzem o seu meio ambiente.
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES
As
relações de trabalho na escola.
|
ambiente.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
GEOGRAFIA – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO
AMBIENTE DO HOMEM
O trabalho
social.
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES
O
espaço dos arredores da escola.
|
·
Estabelecer
algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se
estabelecem, valorizando a qualidade da vida humana.
·
Identificar
os espaços aos arredores da escola.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO
AMBIENTE DO HOMEM
A
Satisfação e criação de necessidades: alimentação, vestuário, transporte,
abrigo, etc.
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES
O trajeto
escola – casa.
|
·
Estabelecer
algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se
estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e
para a qualidade da vida humana.
·
Identificar
o trajeto entre a escola e sua casa.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
HISTÓRIA – 1º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
HISTÓRIA DO ALUNO:
DATAS COMEMORATIVAS:
|
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
HISTÓRIA – 2º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
HISTÓRIA DO FAMÍLIA:
DATAS COMEMORATIVAS:
|
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
HISTÓRIA – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
OS HOMENS DE NOSSO TEMPO
DATAS
COMEMORATIVAS
|
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
HISTÓRIA – 4º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
OS HOMENS DE NOSSO TEMPO
DATAS COMEMORATIVAS
|
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I – LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ORALIDADE
·
Exposição
de ideias;
·
Diversidade
Textual: Exploração de poesias.
LEITURA
a)
do professor para a criança:
·
Textos
literários.
b)
da criança: de forma não convencional:
· Cartazes, avisos e letras de músicas.
ESCRITA
·
Crachá
com o nome.
|
·
Expressar
oralmente suas vivências e idéias;
·
Ouvir
a leitura realizada pelo professor e opinar diante do texto lido;
·
Interagir
com colegas e com a professora;
·
Saber
ouvir, elaborar e responder perguntas;
·
Apreciar
a leitura vivenciando emoções e estabelecendo identificações.
·
Demonstrar
interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação.
·
Conhecer
e identificar o nome.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ORALIDADE
·
Exposição
de ideias;
·
Relatos
de fatos vividos, histórias, etc;
·
Diversidade
Textual: Trava-línguas.
LEITURA
a)
do professor para a criança:
·
Textos
informativos.
b)
da criança: de forma não convencional:
·
Rótulos
e Quadrinhas;
· Vogais A e E.
ESCRITA
PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS
·
A
partir do desenho ou outras formas de representação (colagem, modelagem,
etc);
·
Crachá
com o nome;
·
Vogais
A e E.
|
·
Expressar
oralmente suas vivências e ideias;
·
Ouvir
a leitura realizada pelo professor e opinar diante do texto lido;
·
Interagir
com colegas e com a professora;
·
Saber
ouvir, elaborar e responder perguntas;
·
Apreciar
a leitura vivenciando emoções e estabelecendo identificações.
·
Demonstrar
interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
·
Reconhecer
e identificar as vogais A e E em palavras e diferentes tipos de
textos;
·
Ler
de maneira não convencional livros de literatura infantil.
·
Produzir
textos coletivos com sequências lógica e de idéias;
·
Traçar
o nome com ajuda do crachá;
·
Traçar
as vogais A e E.
|
A professora é escriba.
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I – LÍNGUA PORTUGUESA – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ORALIDADE
LEITURA
a) do
professor para a criança:
b) da
criança: de forma não convencional:
ESCRITA
PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS
|
·
Expressar
oralmente suas vivências e ideias;
·
Ouvir
a leitura realizada pelo professor e opinar diante do texto lido;
·
Interagir
com colegas e com a professora;
·
Saber
ouvir, elaborar e responder perguntas;
·
Apreciar
a leitura vivenciando emoções e estabelecendo identificações.
·
Demonstrar
interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
·
Reconhecer
e identificar as vogais A, E, I e O em palavras e diferentes tipos de textos;
·
Ler
de maneira não convencional livros de literatura infantil.
·
Produzir
textos coletivos com sequências lógica e de idéias;
·
Traçar
o nome com ajuda do crachá;
·
Traçar
as vogais A, E, I e O.
|
A professora é escriba.
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I – LÍNGUA PORTUGUESA – 4º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ORALIDADE
LEITURA
a) do
professor para a criança:
b) da
criança: de forma não convencional:
ESCRITA
PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS
|
·
Expressar
oralmente suas vivências e ideias;
·
Ouvir
a leitura realizada pelo professor e opinar diante do texto lido;
·
Interagir
com colegas e com a professora;
·
Saber
ouvir, elaborar e responder perguntas;
·
Apreciar
a leitura vivenciando emoções e estabelecendo identificações.
·
Demonstrar
interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
·
Reconhecer
e identificar todas as vogais em palavras e diferentes tipos de textos;
·
Ler
de maneira não convencional livros de literatura infantil.
·
Produzir
textos coletivos com sequências lógica e de idéias;
·
Traçar
o nome com ajuda do crachá;
·
Traçar
todas as vogais.
|
A professora é escriba.
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
CIÊNCIAS 1º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
NOÇÕES DE
ASTROMNOMIA:
SOL:
fonte primária de energia – luz e calor.
TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA
EM ENERGIA:
ECOSSISTEMA: Relação de interdependência (sol,
água, solo, seres vivos).
|
·
Reconhecer
o sol como fonte de energia, luz e calor.
·
Identificar
as necessidades vitais dos seres vivos e perceber sua interdependência.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
CIÊNCIAS 2º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA
EM ENERGIA
ÁGUA
E ECOSSISTEMA:
·
Onde
é encontrada;
·
Água: propriedades e importância;
·
Poluição
e contaminação da água;
·
Como
o homem a utiliza para satisfazer suas necessidades.
ANIMAIS E ECOSSISTEMA:
·
Características
gerais: habitat, alimentação, revestimento do corpo;
·
Diversidade:
animais domésticos, selvagens, silvestres;
·
Grandes
Grupos: Vertebrados/invertebrados;
·
Relações
com o homem.
|
·
Listar
os locais onde a água pode ser encontrada;
·
Reconhecer
a água como fonte importante de vida;
·
Conscientizar-se
sobre os cuidados com a água (não poluição);
·
Identificar
a utilização da água no dia a dia.
·
Estabelecer
relação entre diferentes espécies de animais;
·
Diferenciar
animais vertebrados de invertebrados;
·
Valorizar
a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
·
Perceber
a relação dos homens com os animais.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
CIÊNCIAS 2º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA
EM ENERGIA
ÁGUA
E ECOSSISTEMA:
·
Onde
é encontrada;
·
Água: propriedades e importância;
·
Poluição
e contaminação da água;
·
Como
o homem a utiliza para satisfazer suas necessidades.
ANIMAIS E ECOSSISTEMA:
·
Características
gerais: habitat, alimentação, revestimento do corpo;
·
Diversidade:
animais domésticos, selvagens, silvestres;
·
Grandes
Grupos: Vertebrados/invertebrados;
·
Relações
com o homem.
|
·
Listar
os locais onde a água pode ser encontrada;
·
Reconhecer
a água como fonte importante de vida;
·
Conscientizar-se
sobre os cuidados com a água (não poluição);
·
Identificar
a utilização da água no dia a dia.
·
Estabelecer
relação entre diferentes espécies de animais;
·
Diferenciar
animais vertebrados de invertebrados;
·
Valorizar
a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
·
Perceber
a relação dos homens com os animais.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
CIÊNCIAS 3º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA
EM ENERGIA
SOLO E ECOSSISTEMA
SERES VIVOS
VEGETAIS E O ECOSSISTEMA
|
·
Estabelecer
relação entre o solo e o ar
·
Conscientizar-se
para a não contaminação e poluição do solo;
·
Valorizar
a importância da utilização do solo para satisfazer suas necessidades.
·
Conhecer
as características gerais dos vegetais;
·
Identificar
as partes das plantas.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I –
CIÊNCIAS 4º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA
EM ENERGIA
AR E ECOSSISTEMA
SAÚDE E MELHORIA DE VIDA
Úmido/temperado/frio;
|
·
Conscientizar-se
para a não contaminação e poluição do ar;
·
Valorizar
a importância da utilização do ar para satisfazer suas necessidades.
·
Estabelecer
relação entre o sol e a saúde do homem;
·
Diferenciar
os tipos de clima;
·
Identificar
as características dos vestuários de acordo com a situação climática.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I – RECREAÇÃO – 2º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
JOGOS DE CONSTRUÇÃO
•
Coordenação
ampla;
•
Equilíbrio;
•
Lateralidade;
•
Organização
e Orientação espacial.
|
–
Ampliar
a coordenação motora ampla;
–
Participar
de atividades lúdicas envolvendo lateralidade, equilíbrio, orientação
espacial e temporal.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I – RECREAÇÃO – 1º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
GINÁSTICA DE SOLO:
•
Rolamento;
•
Cambalhota;
•
Roda.
DANÇA:
•
Brinquedos
cantados;
•
Cantigas
de roda;
•
Danças
populares;
•
Organização
e orientação temporal.
JOGOS DE IMITAÇÃO:
•
Condutas
neuro-motoras.
|
–
Participar
de jogos intelectivos, sensoriais e motores;
–
Compreender
as regras das brincadeiras e dos jogos;
–
Utilizar
recursos das habilidades como: força, velocidade, resistência e flexibilidade
nas atividades realizadas.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I – RECREAÇÃO – 3º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
JOGOS SIMBÓLICOS
•
Descontração;
•
Organização
e orientação espacial;
•
Dramatização.
|
–
Desenvolver
atividades de expressão corporal.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ I – RECREAÇÃO – 4º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
JOGOS RÍTMICOS
•
O
ritmo próprio do corpo;
•
Expressão
corporal;
•
Postura;
•
Respiração.
JOGOS RECREATIVOS
|
–
Desenvolver
atividades de expressão corporal;
–
Participar
de atividades rítmicas com música;
–
Participar
das brincadeiras com alegria e prazer.
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário