OLÁ AMIGAS, ESTOU POSTANDO ALGUNS DOS ARQUIVOS QUE TENHO, MUITOS FORAM PESQUISADOS EM OUTROS BLOGS, AGRADEÇO AS PESSOAS QUE COMPARTILHAM COM NÓS EDUCADORES, POSTANDO ATIVIDADES QUE ENRIQUECEM NOSSAS AULAS!

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO- PRÉ I


PLANEJAMENTO PRÉ I – ARTE – 1º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO

ANÁLISE HISTÓRICA DO MODO DE RELAÇÃO DOS HOMENS COM OS OBJETOS E A REALIDADE:
 Ilustrações (desenho livre).

ELEMENTOS VISUAIS:
   Forma.

COMPOSIÇÃO:
   Desenho;
   Pintura.



     Expressar-se por meio de desenho livre.

     Expressar-se por meio de desenhos com diferentes formas.

     Expressar-se por meio de desenho e pintura.







PLANEJAMENTO PRÉ I – ARTE – 2º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO

ANÁLISE HISTÓRICA DO MODO DE RELAÇÃO DOS HOMENS COM OS OBJETOS E A REALIDADE:
 Ilustrações (desenho livre);
 Cartazes.

ELEMENTOS VISUAIS:
  Forma;
  Linha.

COMPOSIÇÃO:
   Desenho;
   Pintura;
   Colagem;
   Modelagem.



     Expressar-se por meio de desenho livre e cartazes.


     Expressar-se por meio de desenhos com diferentes formas e linhas.

     Expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem e modelagem;
     Realizar trabalhos com colagem;
     Dar formas a objetos por meio de modelagem.




PLANEJAMENTO PRÉ I – ARTE – 3º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO

ANÁLISE HISTÓRICA DO MODO DE RELAÇÃO DOS HOMENS COM OS OBJETOS E A REALIDADE:
  Ilustrações (desenho livre);
 Cartazes.

ELEMENTOS VISUAIS:
  Forma;
  Linha;
  Cor.

COMPOSIÇÃO:
   Desenho;
   Pintura;
   Colagem;
   Modelagem;
   Dobradura;


     Expressar-se por meio de desenho livre e cartazes.



     Expressar-se por meio de desenhos com diferentes formas, linhas e cores;
     Participar de jogos que utilizam cores;
     Nomear e utilizar algumas cores.

     Expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, modelagem e dobradura;
     Realizar trabalhos com dobradura;
     Realizar trabalhos com colagem;
     Dar formas a objetos por meio de modelagem.




PLANEJAMENTO PRÉ I – ARTE – 4º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO

ANÁLISE HISTÓRICA DO MODO DE RELAÇÃO DOS HOMENS COM OS OBJETOS E A REALIDADE:
  Ilustrações (desenho livre);
 Cartazes;
 Obras de Arte.

ELEMENTOS VISUAIS:
  Forma;
  Linha;
  Cor;
 Textura.

COMPOSIÇÃO:
   Desenho;
   Pintura;
   Colagem;
   Modelagem;
   Dobradura.

TRABALHO ARTÍSTICO
     Linguagem Plástica.


     Expressar-se por meio de desenho livre, cartazes.


     Expressar-se por meio de desenhos em diferentes formas, linhas, cores e textura;
     Participar de jogos que utilizam cores;
     Nomear e utilizar algumas cores.

     Expressar-se por meio de desenho, pintura, colagem, modelagem e dobradura;
     Realizar trabalhos com dobradura;
     Realizar trabalhos com colagem;
     Dar formas a objetos por meio de modelagem.

     Expressar-se através da linguagem plástica;
     Faz esculturas com sucata.



 PLANEJAMENTO PRÉ I – MATEMÁTICA – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:

a)    Segundo critérios da criança;
b)    Segundo critérios dados pelo professor.

RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Um e nenhum.

REGISTRO DE QUATIDADES  E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS: 0 e 1.


MEDIDAS
TEMPO: Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês e ano.

COMPRIMENTO:
  • Noções de tamanho: pequeno, grande e médio;
  • Noção de distância: perto e longe.

GEOMETRIA

A CRIANÇA E O ESPAÇO:
  • Exploração e localização espacial:
  • Noções de dentro e fora;
  • Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza.

CORES:
  • Primárias: azul, vermelho e amarelo.












·           Classificar e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.



·           Diferenciar um de nenhum.


·           Reconhecer, contar e registrar os números 0 e 1.



·           Diferenciar dia e noite;
·           Ter noção de antes durante e depois;
·           Reconhecer no calendário o dia, semana, mês e ano.

·           Identificar e comparar objetos e pessoas pelo tamanho.
·           Identificar objetos pela distância.



·           Deslocar-se no espaço sabendo se localizar;
·           Diferenciar dentro e fora;
·           Identificar as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza.




·           Classificar, identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.





 PLANEJAMENTO PRÉ I – MATEMÁTICA – 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:

a)    Segundo critérios da criança;
b)    Segundo critérios dados pelo professor.

RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Alguns e todos.

REGISTRO DE QUATIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS: Números de 0 a 2.


MEDIDAS:
TEMPO: Dia, noite, antes, durante, depois, agora; semana, mês, ano; manhã, tarde, noite, hoje, ontem, amanhã.

COMPRIMENTO:
  • Noção de altura: alto, baixo;
  • Noção de largura: largo, estreito.

GEOMETRIA
A CRIANÇA E O ESPAÇO:
  • Exploração e localização espacial;
  •  Noções de vizinhança, fronteira, atrás e na frente;
  • Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza;
  • Figuras Geométricas: quadrado e círculo.

CORES:
  • Primárias: azul, amarelo e vermelho.






·           Classificar e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.



·           Diferenciar alguns de todos.




·           Reconhecer, contar e registrar os números de 0 a 2.




·           Diferenciar dia e noite;
·           Ter noção de antes durante e depois;
·           Reconhecer no calendário o dia, semana, mês e ano.


·           Identificar e comparar objetos e pessoas pela altura e largura.




·           Deslocar-se no espaço sabendo se localizar;
·           Identificar vizinhança, fronteira, atrás e na frente.
·           Identificar as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza;
·           Reconhecer o quadrado e o círculo.




·           Classificar, identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.



PLANEJAMENTO PRÉ I – MATEMÁTICA – 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:

  • Segundo critérios da criança;
  • Segundo critérios dados pelo professor.

RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Muito e Pouco.

REGISTRO DE QUATIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS: Números de 0 a 3.

MEDIDAS:
TEMPO: Dia, noite, antes, durante, depois, agora;  semana, mês, ano; manhã, tarde, noite, hoje, ontem, amanhã, divisão do tempo entre manhã, tarde, noite, hoje, ontem e amanhã.

COMPRIMENTO
  • Noção de espessura: fino, grosso;
  • Noção de medidas arbitrárias: palmo, pé, passo.

GEOMETRIA
A CRIANÇA E O ESPAÇO:
  • Exploração e localização espacial;
  • Noções de em cima, embaixo.
  • Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza;
  • Figuras Geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo.

CORES:
  • Primárias: azul, vermelho e amarelo;
  • Neutras: Preto e Branco.



·           Classificar e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.



·           Diferenciar muito de pouco.




·           Reconhecer, contar e registrar os números de 0 a 3.




·           Diferenciar dia e noite;
·           Ter noção de antes durante e depois;
·           Reconhecer no calendário o dia, semana, mês e ano.




·           Identificar e comparar objetos pela espessura;
·           Utilizar as medidas arbitrárias.



·           Deslocar-se no espaço sabendo se localizar;
·           Identificar objetos que estão em cima ou embaixo;
·           Identificar as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza;
·           Reconhecer as figuras geométricas.




·           Classificar, identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.



PLANEJAMENTO PRÉ I – MATEMÁTICA – 4º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO:
  • Segundo critérios da criança;
  • Segundo critérios dados pelo professor.

RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: O que tem menos, o que tem mais e o que tem a mesma quantidade.

REGISTRO DE QUATIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS: Números de 0 a 5.

MEDIDAS:
TEMPO: Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês, ano, manhã, tarde, noite, hoje, ontem, amanhã, divisão do tempo entre hoje, ontem, amanhã, logo após, muito depois, muito antes, um pouco antes, agora.

MASSA:
  • Noção de: leve, pesado.

CAPACIDADE:
  • Noção de cheio, vazio.

GEOMETRIA
A CRIANÇA E O ESPAÇO:
  • Exploração e localização espacial;
  • Noções de à direita, à esquerda, entre e no meio;
  • Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza;
  • Figuras Geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo.

CORES:
  • Primárias: azul, vermelho e amarelo;
  • Neutras: Preto e Branco.



·           Classificar e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.



·           Diferenciar as quantidades.







·           Reconhecer, contar e registrar os números de 0 a 5.


·           Diferenciar dia e noite;
·           Ter noção de antes durante e depois;
·           Reconhecer no calendário o dia, semana, mês e ano.





·           Identificar e comparar objetos pela massa e capacidade.



·           Deslocar-se no espaço sabendo se localizar;
·           Ter noção dos objetos localizados à direita, à esquerda, entre e no meio;
·           Identificar as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza;
·           Reconhecer as figuras geométricas.




·           Classificar, identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.



PLANEJAMENTO PRÉ I – GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
O HABITAT DO HOMEM: A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM
Os elementos do habitat do homem: água, ar, seres vivos, os objetos que são frutos do trabalho humano.

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES
Os elementos que fazem parte da escola.





  • Estabelecer algumas relações entre os elementos do meio ambiente e a qualidade da vida humana.


  • Reconhecer os elementos que fazem parte da escola.



PLANEJAMENTO PRÉ I – GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM
Por que e como os homens modificam e produzem o seu meio ambiente.

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES
As relações de trabalho na escola.








  • Reconhecer como o homem modifica e produz o seu meio
ambiente.


  • Identificar as relações de trabalho realizado na escola;
  •  Reconhecer diferentes funções desempenhadas na escola.



PLANEJAMENTO PRÉ I – GEOGRAFIA – 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM
O trabalho social.

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES
O espaço dos arredores da escola.










·      Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando a qualidade da vida humana.

·      Identificar os espaços aos arredores da escola.



PLANEJAMENTO PRÉ I – GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM
A Satisfação e criação de necessidades: alimentação, vestuário, transporte, abrigo, etc.

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES
O trajeto escola – casa.







·                   Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

·                   Identificar o trajeto entre a escola e sua casa.




PLANEJAMENTO PRÉ I – HISTÓRIA – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
HISTÓRIA DO ALUNO:
  • Cronologia;
  • Criação e satisfação das necessidades;
  • Origem das coisas que o aluno precisa(quem faz, como faz, com o que faz, para que faz).

DATAS COMEMORATIVAS:
  • Carnaval;
  • Dia Internacional da Mulher;
  • Páscoa;


  • Conhecer a história de seu nascimento;
  • Compreender sua identidade;
  • Entender que é de pendente de um adulto.



  • Conhecer o contexto histórico da data a ser comemorada.





PLANEJAMENTO PRÉ I – HISTÓRIA – 2º BIMESTRE

                CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
HISTÓRIA DO FAMÍLIA:
  • Origem;
  • Criação e satisfação das necessidades;
  • Origem das coisas que a família precisa (quem faz, como faz, com o que faz, para que faz).

DATAS COMEMORATIVAS:
  • Dia do Trabalho;
  • Dia das mães;
  • Festa Junina;
  • Dia do Meio Ambiente.

  • Conhecer a história da sua família;
  • Reconhecer todos os membros que compõem sua família;
  • Entender que alguns membros da família trabalham para a satisfação das necessidades;
  • Conhecer o modo de vida característico de seu grupo social;
  • Compreender a importância da família.

  • Conhecer o contexto histórico da data a ser comemorada.



PLANEJAMENTO PRÉ I – HISTÓRIA – 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
OS HOMENS DE NOSSO TEMPO
  • Homens de todas as classes, todos que fazem a história de nosso tempo.

DATAS COMEMORATIVAS
  • Dia dos Pais;
  • Independência do Brasil.


  • Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social;
  • Conhecer o modo de vida característico de diferentes grupos sociais.

  • Conhecer o contexto histórico da data a ser comemorada.




PLANEJAMENTO PRÉ I – HISTÓRIA – 4º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
OS HOMENS DE NOSSO TEMPO
  • Profissões: Criação e satisfação das necessidades, origem das coisas que o homem precisa (quem faz, o que faz, como faz, para que faz).

DATAS COMEMORATIVAS
  • Dia das crianças;
  • Aniversário de Ibiporã;
  • Natal;


  • Listar diferentes profissões;
  • Identificar as funções de algumas profissões;
  • Reconhecer a importância dos trabalhadores em cada função que desempenha.

  • Conhecer o contexto histórico da data a ser comemorada.





PLANEJAMENTO PRÉ I – LÍNGUA  PORTUGUESA - 1º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ORALIDADE

·      Exposição de ideias;
·      Diversidade Textual: Exploração de poesias.

LEITURA

a) do professor para a criança:
·       Textos literários.

b) da criança: de forma não convencional:
·       Cartazes, avisos e letras de músicas.

ESCRITA

·      Crachá com o nome.
    
·         Expressar oralmente suas vivências e idéias;
·         Ouvir a leitura realizada pelo professor e opinar diante do texto lido;
·         Interagir com colegas e com a professora;
·         Saber ouvir, elaborar e responder perguntas;
·         Apreciar a leitura vivenciando emoções e estabelecendo identificações.

·         Demonstrar interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação.

·         Conhecer e identificar o nome.











                   


 PLANEJAMENTO PRÉ I – LÍNGUA  PORTUGUESA - 2º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ORALIDADE

·      Exposição de ideias;
·      Relatos de fatos vividos, histórias, etc;
·      Diversidade Textual: Trava-línguas.

LEITURA

a) do professor para a criança:
·       Textos informativos.

b) da criança: de forma não convencional:
·       Rótulos e Quadrinhas;
·       Vogais A e E.

ESCRITA

PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS
·      A partir do desenho ou outras formas de representação (colagem, modelagem, etc);
·      Crachá com o nome;
·      Vogais A e E.
    
·       Expressar oralmente suas vivências e ideias;
·       Ouvir a leitura realizada pelo professor e opinar diante do texto lido;
·       Interagir com colegas e com a professora;
·       Saber ouvir, elaborar e responder perguntas;
·       Apreciar a leitura vivenciando emoções e estabelecendo identificações.

·       Demonstrar interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
·       Reconhecer e identificar as vogais A e E em palavras e diferentes tipos de textos;
·       Ler de maneira não convencional livros de literatura infantil.

·       Produzir textos coletivos com sequências lógica e de idéias;
·       Traçar o nome com ajuda do crachá;
·       Traçar as vogais A e E.

























A professora é escriba.


PLANEJAMENTO PRÉ I – LÍNGUA  PORTUGUESA – 3º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ORALIDADE

  • Exposição de ideias;
  • Relatos de fatos vividos, histórias, etc;
  • Entrevistas;
  • Diversidade Textual: Parlendas.

LEITURA

a) do professor para a criança:
  • Bulas, receitas, etc.

b) da criança: de forma não convencional:
  • Placas e Adivinhações;
  • Vogais A, E, I e O.
   
ESCRITA

PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS
  • A partir da narrativa da criança:  História de suas vidas (seus amigos, seus brinquedos, seus bichos, etc.);
  • A partir do desenho ou outras formas de representação (colagem, modelagem, etc);
  • Crachá com nome;
  • Vogais A, E, I e O.






    
·      Expressar oralmente suas vivências e ideias;
·      Ouvir a leitura realizada pelo professor e opinar diante do texto lido;
·      Interagir com colegas e com a professora;
·      Saber ouvir, elaborar e responder perguntas;
·      Apreciar a leitura vivenciando emoções e estabelecendo identificações.

·      Demonstrar interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
·      Reconhecer e identificar as vogais A, E, I e O em palavras e diferentes tipos de textos;
·      Ler de maneira não convencional livros de literatura infantil.

·      Produzir textos coletivos com sequências lógica e de idéias;
·      Traçar o nome com ajuda do crachá;
·      Traçar as vogais A, E, I e O.


























A professora é escriba.












PLANEJAMENTO PRÉ I – LÍNGUA  PORTUGUESA – 4º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ORALIDADE

  • Exposição de ideias;
  • Relatos de fatos vividos, histórias, etc;
  • Entrevistas;
  • Diversidade Textual: Músicas.

LEITURA

a) do professor para a criança:
  • Cartas, mensagens e avisos.
   
b) da criança: de forma não convencional:
  • Out-dours e textos referentes às diferentes áreas curriculares;
  • Todas as Vogais.

ESCRITA

PRODUÇÃO COLETIVA DE TEXTOS
  • A partir da narrativa da criança: História de suas vidas (seus amigos, seus brinquedos, seus bichos, etc.);
  • A partir do desenho ou outras formas de representação (colagem, modelagem, etc);
  • Registro de histórias ditadas pelas crianças que, em seguida, poderão ser mimeografadas e ilustradas por elas;
  • Crachá com o nome;
  • Todas as Vogais.
·      Expressar oralmente suas vivências e ideias;
·      Ouvir a leitura realizada pelo professor e opinar diante do texto lido;
·      Interagir com colegas e com a professora;
·      Saber ouvir, elaborar e responder perguntas;
·      Apreciar a leitura vivenciando emoções e estabelecendo identificações.

·      Demonstrar interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
·      Reconhecer e identificar todas as vogais em palavras e diferentes tipos de textos;
·      Ler de maneira não convencional livros de literatura infantil.

·       Produzir textos coletivos com sequências lógica e de idéias;
·       Traçar o nome com ajuda do crachá;
·       Traçar todas as vogais.


























A professora é escriba.





PLANEJAMENTO PRÉ I – CIÊNCIAS 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
NOÇÕES DE ASTROMNOMIA:
SOL: fonte primária de energia – luz e calor.

TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA:
 ECOSSISTEMA: Relação de interdependência (sol, água, solo, seres vivos).





·           Reconhecer o sol como fonte de energia, luz e calor.



·           Identificar as necessidades vitais dos seres vivos e perceber sua interdependência.



PLANEJAMENTO PRÉ I – CIÊNCIAS 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA
ÁGUA E ECOSSISTEMA:
·         Onde é encontrada;
·          Água: propriedades e importância;
·         Poluição e contaminação da água;
·         Como o homem a utiliza para satisfazer suas necessidades.

 ANIMAIS E ECOSSISTEMA:
·         Características gerais: habitat, alimentação, revestimento do corpo;
·         Diversidade: animais domésticos, selvagens, silvestres;
·         Grandes Grupos: Vertebrados/invertebrados;
·         Relações com o homem.






·                   Listar os locais onde a água pode ser encontrada;
·                   Reconhecer a água como fonte importante de vida;
·                   Conscientizar-se sobre os cuidados com a água (não poluição);
·                   Identificar a utilização da água no dia a dia.

·                   Estabelecer relação entre diferentes espécies de animais;
·                   Diferenciar animais vertebrados de invertebrados;
·                   Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
·                   Perceber a relação dos homens com os animais.



PLANEJAMENTO PRÉ I – CIÊNCIAS 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA
ÁGUA E ECOSSISTEMA:
·         Onde é encontrada;
·          Água: propriedades e importância;
·         Poluição e contaminação da água;
·         Como o homem a utiliza para satisfazer suas necessidades.

 ANIMAIS E ECOSSISTEMA:
·         Características gerais: habitat, alimentação, revestimento do corpo;
·         Diversidade: animais domésticos, selvagens, silvestres;
·         Grandes Grupos: Vertebrados/invertebrados;
·         Relações com o homem.






·                   Listar os locais onde a água pode ser encontrada;
·                   Reconhecer a água como fonte importante de vida;
·                   Conscientizar-se sobre os cuidados com a água (não poluição);
·                   Identificar a utilização da água no dia a dia.

·                   Estabelecer relação entre diferentes espécies de animais;
·                   Diferenciar animais vertebrados de invertebrados;
·                   Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
·                   Perceber a relação dos homens com os animais.



PLANEJAMENTO PRÉ I – CIÊNCIAS 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA
 SOLO E ECOSSISTEMA
  • Relações entre o solo e o ar;
  • Poluição e contaminação do solo;
  • Como o homem utiliza o solo para satisfazer suas necessidades.

SERES VIVOS
VEGETAIS E O ECOSSISTEMA
  • Características gerais: o que necessitam para viver;
  • Diversidade;
  • Partes da planta: raiz, caule, folha, flor e frutos.








·                    Estabelecer relação entre o solo e o ar
·                    Conscientizar-se para a não contaminação e poluição do solo;
·                    Valorizar a importância da utilização do solo para satisfazer suas necessidades.



·                    Conhecer as características gerais dos vegetais;
·                    Identificar as partes das plantas.



PLANEJAMENTO PRÉ I – CIÊNCIAS 4º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA
AR E ECOSSISTEMA
  • Poluição e contaminação do ar;
  • Como o homem utiliza o ar para satisfazer suas necessidades.

SAÚDE E MELHORIA DE VIDA
  • O sol e a saúde do homem;
  • Clima: Seco/quente,
              Úmido/temperado/frio;
  • Vestuário (necessidades do homem).









·      Conscientizar-se para a não contaminação e poluição do ar;
·      Valorizar a importância da utilização do ar para satisfazer suas necessidades.


·      Estabelecer relação entre o sol e a saúde do homem;
·      Diferenciar os tipos de clima;
·      Identificar as características dos vestuários de acordo com a situação climática.



PLANEJAMENTO PRÉ I – RECREAÇÃO – 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
JOGOS DE CONSTRUÇÃO
                     Coordenação ampla;
                     Equilíbrio;
                     Lateralidade;
                     Organização e Orientação espacial.



        Ampliar a coordenação motora ampla;
        Participar de atividades lúdicas envolvendo lateralidade, equilíbrio, orientação espacial e temporal.

























PLANEJAMENTO PRÉ I – RECREAÇÃO – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
GINÁSTICA DE SOLO:
                     Rolamento;
                     Cambalhota;
                     Roda.
DANÇA:
                     Brinquedos cantados;
                     Cantigas de roda;
                     Danças populares;
                     Organização e orientação temporal.
JOGOS DE IMITAÇÃO:
                     Condutas neuro-motoras.

      Participar de jogos intelectivos, sensoriais e motores;
      Compreender as regras das brincadeiras e dos jogos;
      Utilizar recursos das habilidades como: força, velocidade, resistência e flexibilidade nas atividades realizadas.






PLANEJAMENTO PRÉ I – RECREAÇÃO – 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
JOGOS SIMBÓLICOS
     Descontração;
     Organização e orientação espacial;
     Dramatização.

      Desenvolver atividades de expressão corporal.







PLANEJAMENTO PRÉ I – RECREAÇÃO – 4º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
JOGOS RÍTMICOS
     O ritmo próprio do corpo;
     Expressão corporal;
     Postura;
     Respiração.

JOGOS RECREATIVOS

      Desenvolver atividades de expressão corporal;
      Participar de atividades rítmicas com música;
      Participar das brincadeiras com alegria e prazer.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário