OLÁ AMIGAS, ESTOU POSTANDO ALGUNS DOS ARQUIVOS QUE TENHO, MUITOS FORAM PESQUISADOS EM OUTROS BLOGS, AGRADEÇO AS PESSOAS QUE COMPARTILHAM COM NÓS EDUCADORES, POSTANDO ATIVIDADES QUE ENRIQUECEM NOSSAS AULAS!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MENSAGENS SOBRE EDUCAÇÃO


Estou Aprendendo


Estou aprendendo que não importa quanto eu me importe, algumas pessoas simplesmente não se importam.
Estou aprendendo que não importa quanto boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la por isto.
Estou aprendendo que falar pode aliviar dores emocionais.
Estou aprendendo que levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la.
Estou aprendendo que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.
Estou aprendendo que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pela vida inteira.
Estou aprendendo que o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você representa para vida e para você.
Estou aprendendo que bons amigos são a família que nos permitiram escolher.
Estou aprendendo que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam.
Estou aprendendo que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa ...
Estou aprendendo que devemos deixar sempre as pessoas que amamos com palavras amorosas. Pode ser a última vez que a vejamos.
Estou aprendendo que as circunstâncias e o ambiente têm influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos.
Estou aprendendo que não devemos nos comparar com os outros, mas com o melhor que podemos fazer.
Estou aprendendo que não importa até onde já cheguei, mas para onde estou indo.
Estou aprendendo que não importa quanto delicado e frágil seja algo, sempre existem dois lados.
Estou aprendendo que leva muito tempo para eu me tornar à pessoa que quero ser.
Estou aprendendo que se pode ir mais longe depois de pensar que não pode mais.
Estou aprendendo que ou você controla seus atos ou eles o controlarão.
Estou aprendendo que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências.
Estou aprendendo que paciência requer muita prática.
Estou aprendendo que existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar isso.
Estou aprendendo que meu melhor amigo e eu podemos fazer qualquer coisa, ou nada,e termos bons momentos juntos.
Estou aprendendo que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai, é uma das poucas que lhe ajudam a levantar-se.
Estou aprendendo que há mais dos meus pais em mim do que eu supunha.
Estou aprendendo que quando estou com raiva, tenho direito de estar com raiva. Mas isto não me dá o direito de ser cruel.
Estou aprendendo que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiências que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou.
Estou aprendendo que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens ou fora de cogitação. Poucas coisas são mais humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
Estou aprendendo que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém. Algumas vezes você tem que aprender a perdoar a si mesmo.
Estou aprendendo que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido; o mundo não pára pra que você o conserte.


Mensagem sobre Educação: Mensagem do Milho

Aprendi com um humilde plantador:
Há milho de toda a espécie, mas tudo é milho.
O milho produz conforme é tratado.
Se lhe tiro o amido, dá maizena.
Se frito, dá pipoca.
Se môo, dá farinha ou fubá.
Se cozido ou assado, é bom para comer.
Se fica velho, é bom para os cavalos e galinhas.
Mas o milho só produz o que quero, se o trato conforme precisa.
E cada a espécie só posso pedir o que posso dar: milho comum não dá pipocam, milho de pipoca nõ serve para fazer curau.
E o milho só produz se é tratado como devido, na hora exata.
Se não cozinho o milho verde enquanto está verde, fica duro.
Se frito o milho verde não dá pipoca.
Se colho o sabugo antes dele crescer, ele não serve.
Até que ele fique como quero, como precisa, tenho que cuidar dele, dar-lhe o que necessita.
Essa lição do milho também serve para quem cuida de gente e e para quem quer amar.
Amar é ajudar a produzir, a ser, a realizar-se.
Não peça ao milho verde que ele dê pipoca, nem ao milho imaturo que seja como um milho que já dê alimento.
Dê-lhe o que precisa para que se desenvolva, conforme a sua espécie.
Assim como o sábio plantador é dada a satisfação de colher belas espigas, ao educador, com o seu trabalho, habilidade, dedicação e amor é dado o milagre de transformar tenras criaturas em seres prontos a produzir e realizar-se.
Autor: Desconhecido


O professor e a semente da educação

Quando lançamos uma semente na terra juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta. Da planta, o fruto, e do fruto, novas sementes.
Toda semente carrega em seu bojo uma planta dormindo.
É fantástica a lição da semente.
A educação também é assim. A gente planta, planta sempre, mas não pode exigir que a planta venha amanhã.
Leva tempo para que uma planta se desperte do sono no berço da semente. Nem sempre é possível colher o que se plantou.
As coisas caminham devagar. As coisas nem sempre acontecem a curto prazo.
Mas é preciso acreditar e plantar com a certeza de que mesmo a longo prazo, a semente germinará.
Autor: Desconhecido

Mensagem sobre Educação:

O Dom de Fazer Sonhar

A minha professora me contava estórias de uma Alice no país das maravilhas, uma outra de uma tal baratinha que queria casar e outra ainda de um gato de botas longas que pulava de um lado para o outro... eu era cada um dos personagens.
Ela me ensinava a cantar, tantas músicas de peixes, rodas e pés... e eu mal sabia aonde pôr as mãos para escrever.
No quadro escrevia as vogais, aquelas letrinhas alegres, enfeitadas com casinhas, fazia delas uma família... que poderia ser a minha ou não.
Gostava dela, da escola... ela não era a minha mãe... mas estava com ela a minha possibilidade de sonhar...
Ela não possuía uma vara de condão como as fadas das estórias que contava... mas era a fada que eu precisava encontrar.
Ela despertava em mim, muito mais do que um amontoado de letras despertaria... despertava a minha alma sonhadora... de vida, amor, experiência.
Hoje ela é a personagem da minha estória, que conto aos meus alunos e amigos. Vejo que ela não era apenas um profissional formado num quadrado, fora do mundo real, moldado como aquele homem de lata.
Era aquela que tinha o dom de fazer sonhar, com tantas letras e aventuras que a tornaram meu mágico de Oz.
Autor: Jairo Rocha da Silva

Mensagem sobre Educação:

Olhe para mim professora...

"Sabe...eu sou aquela criança que senta num cantinho qualquer da aula, de roupimhas velhas, rostinho feio, cabelos sem brilho e quase não fala.
Sabe...eu sou aquela criança que nunca traz uma merenda gostosa pra poder lhe dar um pedacinho, aquela criança que não lhe dá os desenhos bonitos porque só tem lápis preto para colorir.
Sabe..eu sou aquela criança que nunca ganhou um colinho do papai, que nunca ganhou ovinhos de Páscoa, a não ser os que a senhora me dá.
Sabe...eu sou aquela criança que muitas vezes traz o tema mal feito, porque a mesa lá de casa é um caixote de madeira, que sacoleja todo quando a gente escreve, aquela criança que a senhora nem nota, que nunca chega perto porque não tem cheirinho de perfume.
Sou aquela criança que a senhora reclama sempre que não é como as outras, aquela que lhe traz com carinho uma florzinha murcha, que a senhora finge gostar, mas que acaba esquecendo sobre a mesa.
Sou, enfim, professora, aquela criança que gostaria de ser como as outras, mas não é, que gostaria de receber um sorriso, mas não recebe, que gostaria de receber um "parabéns", que gostaria de lhe dar flores bem lindas para que a senhora se orgulhasse de mim.
Mas, assim mesmo eu lhe peço, aceite-me como sou, gosta de mim como a senhora gosta dos outros, preste atenção em mim, não me vire as costas, acredite em mim. Porque eu queria ser importante para a senhora. Porque eu sou aquela criança feinha e sem graça, que senta num cantinho qualquer da sala e que, se a senhora tiver um tempinho para prestar atenção em mim, verá em meus olhos sem brilho um brilho de esperança, na espera de uma chance para poder lhe dizer:
OLHE PRA MIM,PROFESSORA,PRECISO DE VOCÊ!"
Autor: Desconhecido


Mensagem sobre Educação:
O professor está sempre errado



Quando...
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia".
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta às aulas, é um "Caxias".
Precisa faltar, é "turista"
Conversa com outros professores, está "malhando" os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó dos alunos.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama à atenção, é um grosso.
Não chama à atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances dos alunos.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, "deu mole".
É, o professor está sempre errado mas,
se você conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!
Autor: Desconhecido

Mensagem sobre Educação:




Para Sara, Raquel, Lia e para todas as crianças

Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que é em vocês natural.
Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos; que possibilitasse seu crescimento físico e sadio.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo, Deus.
Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação.
E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a se expressarem com clareza.
Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar, a procurar soluções.
Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos matemáticos, os conceitos de números, as operações... pedrinhas... só porcarinhas!... fazendo vocês aprenderem brincando...
Oh! meu Deus!
Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos.
Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos",mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis.
Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo, repetindo...
Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a coooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união.
Que vocês aprendessem a transformar e criar.
Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção.
Autor: Carlos Drummond de Andrade
Mensagem sobre Educação:

Para o professor não virar bicho


Os ingredientes fundamentais para esta receita não são como muitos pensam, agradar profundamente o professor dando aquela "puxadinha" e fazendo tudo o que ele pede. O melhor é usa uma mistura, para não ficar sem graça, de massa de inteligência, fermento de responsabilidade, creme de amizade. Primeiro, deve-se utilizar a inteligência. O professor transmite conhecimentos, porém, não é o dono da verdade.
Portanto, qualquer coisa que você discordar, ou acreditar que seja errado, procure bater bem, formando uma massa homogênea de perguntas do tipo: por que aconteceu assim? Como foi isto? Eu acho aquilo, você também? Não pode deixar engrossar muito, misture suas dúvidas de leve. Outro passo é adicionar responsabilidade. Não se pode ser sempre obediente, afinal, cada um pensa de um jeito, mas para aprender é preciso ser organizado. Então junte, em medidas proporcionais, o que gosta de aprender, aos poucos, com um jeito próprio de aprender, depois adicione os pedidos do professor. Jogue no mesmo lugar onde preparou a inteligência. Deixe a responsabilidade e a inteligência descansando e faça a amizade. A amizade é muito importante para que esse tipo de receita fique boa e cresça devidamente. Esquente uma boa dose de solidariedade entre seus colegas, para que fiquem bem ligados uns aos outros.
Assim que estiver bem gostoso, faça o seu professor experimentar o que significa esta união entre os colegas. Traga-o para participar, assim ele estará mais consciente dos problemas da turma. Agora a parte final. Pegue a massa de responsabilidade e inteligência e recheie com amizade. Sirva bem quentinho. É ótimo não só no dia dos professores, dia 15 de outubro, mas em todos os dias do ano! Bom apetite!
Autor: Desconhecido

Mensagem sobre Educação: Educação
O colunista, Sydney Harris, acompanhava um amigo à banca de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro.
Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Sydney sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.
Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
-- Ele sempre te trata com tanta grosseria?
-- Sim, infelizmente é sempre assim.
-- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
-- Sim, sou.
-- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
-- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.
Nós somos nossos ´próprios donos´.
Não devemos nos curvar diante de qualquer vento que sopra, nem estar à mercê do mau humor, da mesquinharia, da impaciência e da raiva dos outros.
Não são os ambientes que nos transformam, e sim nós que transformamos os ambientes.
NINGUÉM PODE ESTRAGAR O SEU DIA, A MENOS QUE VOCÊ PERMITA!
Autor: Desconhecido

Mensagem sobre Educação: Educação

 
Não há educação fora das sociedades humanas e não há homens isolados. O homem, e somente o homem é capaz de discernir, de distinguir o “ser”do “não ser”, com esta capacidade ele alcança o ontem, reconhece o hoje e descobre o amanhã. Ao constatar essa realidade, ele se integra e se enraíza, em uma situação de tempo e espaço, tornando-se assim um ser crítico, que vive em transição
Autor: Paulo Freire

Mensagem sobre Educação: Educação


Somente através de uma transformação profunda na consciência dos homens é que se poderá atingir uma sociedade mais humana, menos injusta, mais digna de ser vivida, a fim de poder realmente desfrutar com alegria do privilégio de viver, criar e conviver. E esta transformação só poderá ser obtida, a meu ver, através de um processo educacional global e renovado, que parte da base, e que mature através de gerações, e que, por isso mesmo, não pode mais ser adiado.”
Autor: Geraldo Jordão Pereira

Mensagem sobre Educação:





O menino e a rosa

Era uma vez um menino. Ele era bastante pequeno. E ela era uma grande escola. Mas quando o menininho descobriu que podia ir a sua sala, caminhando, através da porta, ele ficou feliz. E a escola não parecia mais tão grande quanto antes.
Uma manhã, quando o menininho estava na escola, a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer um desenho.
- Que bom! pensou o menino. Ele gostava de fazer desenhos. Ele poderia fazer de todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, trens, barcos,; e ele pegou sua caixa de lápis e começou a desenhar. Mas a professora disse:
- Esperem! Ainda não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos.
- Agora - disse a professora - nós iremos desenhar flores.
- Que bom! pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores. E começou a desenhar flores com seu lápis cor de rosa, laranja e azul. Mas a professora disse:
- Esperem! Vou mostrar como fazer.
E a flor era vermelha com o caule verde.
No outro dia, quando o menininho estava em aula, ao ar livre, a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer alguma coisa com barro.
- Que bom! pensou o menininho, ele gostava de barro.
Ele podia fazer todas as coisas com barro: elefante, camundongos, carros e caminhões. Ele começou a juntar e amassar a sua bola de barro. Mas a professora disse:
- Esperem! Não é hora de começar. E ele esperou até que todos estivessem prontos.
Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato.
- Que bom! pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse:
- Esperem! Eu vou mostrar como se faz. E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo. - Assim - disse a professora - Agora podem começar.
O menininho olhou para o prato da professora. Então olhou para seu próprio prato. Ele gostava mais do seu prato do que o da professora. Mas ele não podia dizer isso. Ele amassou o seu barro numa grande bola novamente, e fez um prato igual o da professora.Era um prato fundo. E muito cedo, o menininho aprendeu a esperar e a olhar, a fazer as coisas exatamente como a professora. E muito cedo, ele não fazia mais as coisas por si próprio.
Então aconteceu de o menino e sua família mudarem-se para outra casa, em outra cidade, e o menininho tinha que ir para outra escola. Esta escola era maior do que a primeira. E não havia porta da rua nesta escola.
E no primeiro dia ele estava lá. A professora disse:
- Hoje nós faremos um desenho - Que bom! pensou o menininho, e ele esperou que a professora dissesse o que fazer. Mas a professora não disse. Ela apenas andava na sala. Foi até ele e falou:
- Você não quer desenhar?
- Sim, disse o menininho, o que é que nós vamos fazer?
- Eu não sei, até que você o faça, disse a professora.
- Como eu posso fazê-lo? Perguntou o menininho.
- Da maneira que você gostar, disse a professora.
- De que cor?
- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu vou saber quem fez o quê e qual o desenho de cada um?
- Eu não sei, disse o menininho.
E ele começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde.
Autor: Desconhecido
Mensagem sobre Educação: Educação Permanente


A educação prolonga-se por toda a vida. Defino-a da seguinte maneira: a maturação da nossa alma e do nosso espírito graças aos nossos cuidados e às circunstâncias exteriores. Do convívio com pessoas más ou com pessoas respeitáveis é que resulta a má ou boa educação de toda a vida. O espírito fortifica-se no convívio com os espíritos rectos; sucede o mesmo com a alma. Endurece-se no convívio com pessoas duras e frias.
Autor: Eugène Delacroix
Mensagem sobre Educação: Educação




É pela educação que moldamos a sociedade futura, portanto quando definimos como e o que ensinar estamos a fazer a projecção das nossas expectativas mais profundas sobre a humanidade. E essas idéias são emanadas da nossa autocrítica, da avaliação que fazemos dos nossos pecados sociais e vícios, sendo, portanto, um terreno fértil para que cresça um certo.
Autor: Bernardo Moura
Mensagem sobre Educação: Educação


A educação é a experiência mais característica da condição humana, uma das poucas coisas que podem realmente mudar uma pessoa, dar-lhe um caminho, alargar-lhe as suas limitadas possibilidades. O dia em que aprendemos alguma coisa importante, o dia em que mudamos alguma coisa importante por causa dessa aprendizagem, não é um dia comum
Autor: Pedro Lomba

Mensagem sobre Educação:
Educação

Os mais velhos só aprendem quando aceitam que, para educar os outros, é necessário, em primeiro lugar, querer aprender com eles. E isso só é possível quando, nas intenções da educação, a aquisição de conhecimentos for substituída pelo carinho à sabedoria.
Autor: Eduardo Sá
Mensagem sobre Educação:

Um recado para meus pais

Perguntem-me o que fiz na escola, encorajando-me para que eu conte algo;
Mostrem-me um interesse sincero por tudo que eu relatar;
Não caçoem de meus enganos, valorizem antes os esforços que eu dispendi;
Falem de minha escola com carinho;
Digam tudo o que ela precisa saber para compreender-me melhor;
Não falem de meus problemas na minha frente;
Não joguem fora meus trabalhinhos, tão importantes para mim;
Ensinem-me uma freqüência assídua, ajudem-me a chegar pontualmente na escola, mandem justificativa quando eu realmente tiver que faltar;
Não deixem de ir apanhar-me na hora certa, se eu me sentir abandonado posso ficar com medo de retornar à escola;
Sempre que possível esteja um de vocês em casa quando eu retornar;
Dêem-me um lugar para eu guardar meu material e permitam que eu assuma as primeiras responsabilidades;
Sou uma criança, tratem-me como tal, não sou nem um adulto em miniatura, nem um bebê;
Não façam comparação entre meu progresso e o do vizinho ou do meu irmão mais velho, ou mesmo com vocês quando tinham a minha idade. Lembrem-se que eu sou um pequeno indivíduo com minhas próprias características;
Se caso minha professora solicitar opinião ou acompanhamento de um especialista, não reclame, aceitem, porque estou precisando;
Todo material solicitado visa o meu desenvolvimento global, não é sem utilidade.
“A integração entre a escola e a família é fundamental na construção dos valores necessários para a formação integral da criança.
Autor: Angela Becker
Mensagem sobre Educação: Verdadeira educação:


Estamos vivendo a época da grande transformação.
Abandonamos os Ensinamentos do Mestre Jesus Cristo e formamos uma sociedade gananciosa, egoísta e hipócrita. Onde somente nos lembramos do Pai para pedir alguma coisa ou para que Ele nos livre de algum perigo.
Nos acostumamos a virar as costas para nossos irmãos e passamos a considerar as pessoas adversárias, ao invés de companheiros de jornada
Nosso objetivo neste mundo não é apenas desfrutar dos prazeres terrestres, ou pensar em enriquecer para levar uma vida cheia de luxo e banalidades.
Estamos aqui porque fazemos parte da grande família de Deus. Uma família abençoada que deveria ter como objetivo o progresso mútuo, baseado no amor, na igualdade e na caridade. O desejo do Pai é que todos evoluam moral e espiritualmente, praticando o bem, amando a Deus e amando ao próximo.
Não pode uma humanidade dizer que está progredindo, e que acredita em Deus, e concentrar mais de 90% da renda em menos de 10% da população. Não pode uma sociedade se considerar a imagem e semelhança de Deus, e ter as suas atitudes baseadas no egoísmo e na ganância, onde metade da população mundial apresenta sérios problemas de subsistência, e mais de um quarto está abaixo da linha da pobreza.
Em que Deus essas pessoas acreditam? Acreditam num Deus injusto, que prega a desigualdade?
Certamente esse não é o nosso Pai. O verdadeiro Deus, anunciado por Jesus Cristo, deseja ver todos os seus filhos bem, se amando e se respeitando, num mundo fraterno e justo. Com divisão equilibrada de riquezas e conduta reta e limpa de caráter e de ações. Onde todos dêem as mãos e caminhem juntos rumo a Santa Casa do Senhor. Respeitando também a natureza, que igualmente possui origem Divina, e fornece os meios necessários para a sobrevivência de todas as espécies. Todos somos organismos vivos interdependentes!
Infelizmente o que vemos atualmente é o predomínio de baixas paixões. Tudo está baseado no capital, na ganância, no egoísmo e na vaidade. E esses falsos valores levam ao culto de outras forças do mal, como a luxúria, a mentira, a hipocrisia, a corrupção, ao roubo, a violência...seria difícil enumerar todas elas. E nem vem ao caso...creio que todos já entenderam...
Os males que se abaterão sobre a nossa humanidade, num futuro próximo, não devem ser atribuídos a Deus. Os homens precisam entender, e reconhecer, que abandonaram o verdadeiro Pai e trilharam por longo tempo caminhos incorretos. Assim como o culto aos valores de Deus conduzem a sociedade a uma felicidade plena e a uma grande evolução; o culto a valores obscuros conduzem a sociedade a infelicidade e decadência. É a Lei Universal, ou Divina, do Retorno. Pagaremos pelo que já fizemos. Nem mais, nem menos, apenas o justo.
E será justamente na hora do pagamento terreno de nossas erradas atitudes, que finalmente entenderemos o quanto nos afastamos do Deus verdadeiro. Gostaríamos que a humanidade fosse capaz de perceber isso antes, mas o ser humano somente reconhecerá seu erro quando sentir a perda na própria matéria, tanto no corpo, quanto no capital, que tanto preza e cultua.
Infelizmente nós só aprendemos quando caímos. Nossa inteligência ainda é pouco dotada da verdadeira sabedoria. E essa queda se faz necessária para que aconteça a verdadeira evolução, e não apenas uma mudança temporária e interesseira de atitudes. A reforma moral e espiritual terá de ser plena, a fim de que a felicidade e a justiça se instale de vez neste Plano.
Nós enfrentaremos dificuldades porque rejeitamos a justiça e a verdadeira sabedoria. Desejamos ser mais inteligentes que Deus, e abandonamos os Divinos Ensinamentos do Mestre Jesus Cristo para seguir os ensinamentos de homens falhos e fracos de caráter, que afirmaram que só é bom quem tem dinheiro. Que tentaram apagar os valores morais e espirituais. A riqueza realmente veio para o progresso da humanidade, para que ela sempre buscasse progredir e se aperfeiçoar, porém com justiça, amor e caridade. Jamais foi desejo do Pai que a riqueza fosse utilizada para a divisão da sociedade e para a sua decadência moral e espiritual. Embora os mais esclarecidos saibam que a verdadeira riqueza é a sabedoria. A sabedoria de ser bom e de fazer o bem, reconhecendo que o único caminho para a verdadeira evolução feliz e equilibrada, é seguindo os Ensinamentos do Pai. Ele a tudo criou, e jamais estará errado!!!
Ao mudarmos nossos pensamentos e atitudes, tendo consciência dos nossos pecados, reconhecendo a nossa fraqueza moral, porém apoiando as nossas novas atitudes no Deus verdadeiro, o mal se dissipará. Embora o mal tente mostrar uma vitória, ela será apenas aparente. Quem está com o Pai, e fiel aos Seus princípios, é invencível.
O Pai jamais abandona Seu povo e continua fiel as promessas. Se houver arrependimento e conversão, todos poderemos confiar no perdão Divino e seremos reunidos no novo mundo que será para sempre o Mundo de Deus.
Mas não podemos esperar. Temos de iniciar agora mesmo a nossa conversão interior e a construção da nova sociedade moralmente e espiritualmente evoluída, pois quanto antes iniciarmos a nossa conversão moral e espiritual, baseada no amor e na caridade, menos forças daremos para o mal e menos intensos os problemas serão.
A hora é agora: abandonar o mundo ganancioso e egoísta, e construir a sociedade justa e fraterna.
Valores mais sublimes vigorarão! Valores apoiados no amor, na caridade, na igualdade e na fraternidade. Quem quiser ser contra, ficará para trás. Ajude ao próximo, e lute por um mundo melhor e mais justo. Reduza as desigualdades sociais. Lute pelo mundo realmente sustentável. Ele não pode mais crescer apoiado na exploração da natureza. Pelo contrário, ele precisa “decrescer”. E não faltará para ninguém, pois já existe o suficiente para todo mundo se a justiça e a bondade vigorar entre os homens. Pare de correr somente atrás de dinheiro. Veja se o que possui já não é o suficiente, e se preocupe com o próximo. Doe, ajude, transmita a mensagem de amor. Esse é o caminho para conquistar um lugar no mundo de Deus, e estamos sendo bastante claros ao afirmar isso.
Se não quiserem nos escutar, preparem-se para a colheita da escolha que fizerem...
Mais uma vez, Deus nos avisou. A escolha é única e exclusivamente nossa.
Autor: Desconhecido

Mensagem sobre Educação: Educação


A educação é a forma de desabrochar as potencialidades morais e espirituais do homem. A educação revela ao homem o que é certo e o que é errado. A educação atual está preocupada com o ensino de conhecimento mundano, sem lugar para ética ou para a espiritualidade. Conseqüentemente, a educação tornou-se um exercício de aquisição de conhecimento livresco. O que é necessário hoje é o conhecimento prático.
Todo estudante deve adquirir:
um bom caráter,
valores morais e
desenvolver uma inclinação espiritual em sua mente.
Esses três constituem a aprendizagem verdadeira.
Autor: Sathya Sai Baba

Nenhum comentário:

Postar um comentário