CONTEÚDOS
Berçário I e Berçário II
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
|
OBJETIVOS
1. Participar de variadas situações de comunicação
oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio
da linguagem oral.
2. Interessar-se e interagir com materiais de
leitura.
CONTEÚDOS
1. Comunicar-se, expressar desejos, vontades,
necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interações presentes no
cotidiano, utilizando sons guturais, balbucios e outras formas de linguagem
oral.
2. Participação em situações de leituras de
diferentes gêneros feitas pela educadora, como contos, poemas e histórias
infantis em geral.
3. Observação e manuseio de
materiais impressos como: livros de banho e de pano, histórias em quadrinhos,
revistas etc;
|
MATEMÁTICA
|
OBJETIVOS
1. Estabelecer aproximações a algumas noções
matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais
etc.
CONTEÚDOS
2. Contato com noções de contagem oral, de
quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o
professor nos diversos contextos.
3. Manipulação e exploração de objetos e brinquedos,
em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais
suficientes para que cada criança possa descobrir as características e
propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar,
transvasar, encaixar, etc.
|
NATUREZA E SOCIEDADE
|
OBJETIVOS
1. Explorar o ambiente para que possa se relacionar
com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com
objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
CONTEÚDOS
1. Participação em atividades que envolvam
histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições
culturais de sua comunidade e de outros grupos;
2. Exploração de diferentes objetos, de suas
propriedades.
3. Contato com pequenos animais e plantas.
4. Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e
da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
|
MÚSICA
|
OBJETIVOS
1. Ouvir e perceber eventos sonoros diversos, fontes
sonoras e produções musicais.
2. Brincar com a música, imitar e inventar
movimentos e sons diversos.
CONTEÚDOS
O fazer musical
1. Exploração, expressão e de sons com a voz, com o corpo e com
materiais sonoros diversos.
2. Participação em situações
que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
Apreciação
Musical
1. Escuta de obras musicais
variadas.
2. Participação em situações
que integrem músicas, canções e movimentos corporais.
|
ARTES VISUAIS
|
OBJETIVOS
1. Ampliar o conhecimento de mundo que possuem,
manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características,
propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas
diversas de expressão artística.
2. Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos
sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e
comunicação.
CONTEÚDOS
O Fazer Artístico
1. Exploração e manipulação de materiais com
diferentes texturas e espessuras; de meios como tintas, água, areia, terra,
argila, massinha, papel etc.; e de variados suportes gráficos, papel,
papelão, parede, chão, caixas, etc.
2. Exploração de diferentes movimentos gestuais,
visando a produção de marcas gráficas.
Apreciação
1. Observação de imagens diversas.
|
MOVIMENTO
|
OBJETIVOS
1. Familiarizar com a imagem do próprio corpo;
2. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos
corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de
interação;
3. Deslocar o próprio corpo com destreza progressiva
no espaço, ao engatinhar, ao andar, correr, pular... desenvolvendo atitude de
confiança nas próprias capacidades motoras;
4. Explorar e utilizar os movimentos de preensão,
encaixe, lançamentos para o uso de objetos diversos.
CONTEÚDOS
Expressividade
1. Reconhecimento progressivo de segmentos e
elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso
do espelho e da interação com os outros.
2. Expressão de sensações e ritmos corporais por
meio de gestos, brincadeiras, posturas e da linguagem oral.
Equilíbrio e Coordenação
3. Exploração de diferentes posturas corporais, como
sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar
ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.
4. Ampliação progressiva da destreza para
deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se,
engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
5. Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a
preensão, o encaixe, o traçado, o lançamento etc., por meio da experimentação
e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário