OLÁ AMIGAS, ESTOU POSTANDO ALGUNS DOS ARQUIVOS QUE TENHO, MUITOS FORAM PESQUISADOS EM OUTROS BLOGS, AGRADEÇO AS PESSOAS QUE COMPARTILHAM COM NÓS EDUCADORES, POSTANDO ATIVIDADES QUE ENRIQUECEM NOSSAS AULAS!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO: BI- BII


CONTEÚDOS
 Berçário I  e Berçário II

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVOS
1. Participar de variadas situações de comunicação oral para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral.
2. Interessar-se e interagir com materiais de leitura.
CONTEÚDOS
1. Comunicar-se, expressar desejos, vontades, necessidades e sentimentos, nas diversas situações de interações presentes no cotidiano, utilizando sons guturais, balbucios e outras formas de linguagem oral.
2. Participação em situações de leituras de diferentes gêneros feitas pela educadora, como contos, poemas e histórias infantis em geral.
3. Observação e manuseio de materiais impressos como: livros de banho e de pano, histórias em quadrinhos, revistas etc;


MATEMÁTICA
OBJETIVOS
1. Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais etc.
CONTEÚDOS
2. Contato com noções de contagem oral, de quantidade, de tempo e de espaço em jogos, brincadeiras e músicas junto com o professor nos diversos contextos.
3. Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc.






NATUREZA E SOCIEDADE
OBJETIVOS
1. Explorar o ambiente para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
CONTEÚDOS
1. Participação em atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
2. Exploração de diferentes objetos, de suas propriedades.
3. Contato com pequenos animais e plantas.
4. Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.


MÚSICA
OBJETIVOS
1. Ouvir e perceber eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
2. Brincar com a música, imitar e inventar movimentos e sons diversos.

CONTEÚDOS
O fazer musical
1. Exploração, expressão e  de sons com a voz, com o corpo e com materiais sonoros diversos.
2. Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.

Apreciação Musical
1. Escuta de obras musicais variadas.
2. Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais.



ARTES VISUAIS
OBJETIVOS
1. Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística.

2. Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação.

CONTEÚDOS
O Fazer Artístico
1. Exploração e manipulação de materiais com diferentes texturas e espessuras; de meios como tintas, água, areia, terra, argila, massinha, papel etc.; e de variados suportes gráficos, papel, papelão, parede, chão, caixas, etc.
2. Exploração de diferentes movimentos gestuais, visando a produção de marcas gráficas.

Apreciação em Artes Visuais
1. Observação de imagens diversas.


MOVIMENTO
OBJETIVOS
1. Familiarizar com a imagem do próprio corpo;
2. Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
3. Deslocar o próprio corpo com destreza progressiva no espaço, ao engatinhar, ao andar, correr, pular... desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
4. Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamentos para o uso de objetos diversos.

CONTEÚDOS
Expressividade
1. Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração, das brincadeiras, do uso do espelho e da interação com os outros.
2. Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, brincadeiras, posturas e da linguagem oral.

Equilíbrio e Coordenação
3. Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, deitar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda etc.

4. Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço por meio da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.
5. Aperfeiçoamento dos gestos relacionados com a preensão, o encaixe, o traçado, o lançamento etc., por meio da experimentação e utilização de suas habilidades manuais em diversas situações cotidianas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário