OLÁ AMIGAS, ESTOU POSTANDO ALGUNS DOS ARQUIVOS QUE TENHO, MUITOS FORAM PESQUISADOS EM OUTROS BLOGS, AGRADEÇO AS PESSOAS QUE COMPARTILHAM COM NÓS EDUCADORES, POSTANDO ATIVIDADES QUE ENRIQUECEM NOSSAS AULAS!

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO: MATERNAL


PLANEJAMENTO MATERNAL  – LÍNGUA  PORTUGUESA - 1º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ESCRITA

-        Nome;
-        O desenho como forma de escrita.





















LEITURA

-         Diversidade Textual: Imagens, Histórias cantadas, Contos tradicionais e modernos; Bilhetes e Canções.
-         Leitura não convencional de diferentes textos, realizada pelos colegas;
-         Leitura de diferentes textos realizada pela professora;





ORALIDADE

-         História do nome;
-         Comunicação e expressão.


    


-         Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho;
-         Reconhecer a escrita do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo;
-         Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia através do desenho;
-         Valorizar as próprias produções e as dos outros.


-         Ouvir a leitura dos textos e interpretá-los, oralmente.
-         Ler diferentes textos de maneira não convencional;
-         Expor suas ideias e impressões em relação ao tema sobre o qual tenha conhecimento, argumentando e defendendo suas ideias.

-         Conhecer a história do seu nome, que será contada e registrada pelos seus pais;
-         Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses;
-         Ouvir o outro;
-         Expor sentimentos, desejos e necessidades, utilizando-se da linguagem oral.




PLANEJAMENTO MATERNAL – LÍNGUA  PORTUGUESA – 2º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ESCRITA

-        Nome;
-        O desenho como forma de escrita.









LEITURA

- Diversidade Textual: Imagens, Histórias cantadas, Contos tradicionais e modernos; Convites e Clássicos da Literatura Infantil.








ORALIDADE

-         Comunicação e Expressão.



    


-         Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo;
-         Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho.
-         Identificar algumas letras que compõem o próprio nome;
-         Valorizar as próprias produções e as dos outros.




-         Ouvir a leitura dos textos e interpretá-los, oralmente;
-         Expor suas ideias e impressões em relação ao tema sobre o qual tenha conhecimento, argumentando e defendendo suas idéias;
-         Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.




-         Argumentar suas ideias, relatar vivências e expor seu ponto de vista em diversas situações;
-         Relatar planejamento oral das atividades;
-         Utilizar a linguagem como instrumento para obter informações necessárias ao seu cotidiano;
-         Comunicar situações relativas às suas vivências, experiências e identidade pessoal, pedidos, agradecimentos entre outros;
-         Expor sentimentos, desejos e necessidades, utilizando-se da linguagem oral;
-         Ouvir o outro.




PLANEJAMENTO MATERNAL – LÍNGUA PORTUGUESA – 3º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ESCRITA

-        O desenho como forma de escrita;
-        O nome;
-        Produção de texto coletivo.








LEITURA

-         Diversidade Textual: Imagens, Histórias cantadas, Contos tradicionais e modernos; Clássicos da Literatura Infantil e Receitas.
-         Leitura não convencional de diferentes textos, realizada pelos colegas;
-         Leitura de diferentes textos realizada pela professora;








ORALIDADE

-         Comunicação e Expressão;
-         Reconto de histórias.
















    


-        Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo;
-         Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho;
-         Identificar algumas letras que compõem o próprio nome;
-         Reconhecer a escrita dos nomes de alguns colegas;
-         Valorizar as próprias produções e as dos outros.



-         Expor suas ideias e impressões em relação ao tema sobre o qual tenha conhecimento, argumentando e defendendo suas ideias;
-         Ouvir a leitura do texto e interpretá-lo, oralmente;
-         Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
-         Argumentar suas ideias, relatar vivências e expor seu ponto de vista em diversas situações.



-         Relatar planejamento oral das atividades;
-         Descrever lugares, objetos com ou sem ajuda;
-         Utilizar a linguagem como instrumento para obter informações necessárias ao seu cotidiano;
-         Reproduzir oralmente contos, histórias ou até mesmo levar informações a outras pessoas;
-         Reproduzir oralmente brincadeiras, jogos verbais, canções entre outras;
-         Comunicar situações relativas às suas vivências, experiências e identidade pessoal, pedidos, agradecimentos entre outros;
-         Ouvir o outro;
-         Expor sentimentos, desejos e necessidades, utilizando-se da linguagem oral.



 PLANEJAMENTO MATERNAL – LÍNGUA PORTUGUESA – 4º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ESCRITA

-        O desenho como forma de escrita;
-        O nome;
-        Produção de texto coletivo.









LEITURA

-         Diversidade Textual: Imagens, Histórias cantadas, Contos tradicionais e modernos; Clássicos da Literatura Infantil, Adivinhas e Histórias em Quadrinhos.
-         Leitura não convencional de diferentes textos, realizada pelos colegas;
-         Leitura de diferentes textos realizada pela professora.







ORALIDADE

-         Comunicação e Expressão;
-         Reconto de histórias.















    


-        Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo;
-         Comunicar-se utilizando a linguagem do desenho;
-         Identificar as letras que compõem o próprio nome;
-         Reconhecer a escrita dos nomes dos colegas;
-         Valorizar as próprias produções e as dos outros.




-         Expor suas ideias e impressões em relação ao tema sobre o qual tenha conhecimento, argumentando e defendendo suas ideias;
-         Ouvir a leitura do texto e interpretá-lo, oralmente;
-         Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
-         Argumentar suas ideias, relatar vivências e expor seu ponto de vista em diversas situações.




-         Relatar planejamento oral das atividades;
-         Descrever lugares, objetos com ou sem ajuda;
-         Utilizar a linguagem como instrumento para obter informações necessárias ao seu cotidiano;
-         Reproduzir oralmente contos, histórias ou até mesmo levar informações a outras pessoas;
-         Reproduzir oralmente brincadeiras, jogos verbais, canções entre outras;
-         Comunicar situações relativas às suas vivências, experiências e identidade pessoal, pedidos, agradecimentos entre outros;
-         Ouvir o outro;
-         Expor sentimentos, desejos e necessidades, utilizando-se da linguagem oral.


 PLANEJAMENTO MATERNAL – MATEMÁTICA – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
GRANDEZAS E MEDIDAS

-         Grande/pequeno;
-         Maior/menor.

NOÇÃO DE POSIÇÃO

-         Dentro/fora.

FIGURAS GEOMÉTRICAS

-         Círculo.

NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

-         Idéia de quantidade;
-         Muitos/poucos;
-         Menos/mais.

NOÇÃO DE TEMPO

-         Dia/noite;
-         Ontem/hoje/amanhã;
-         Calendário.


CORES
- Primárias: Azul, Amarelo, Vermelho.




























-         Diferenciar objetos grandes e pequenos;
-         Identificar as noções de maior e menor nos objetos, no contato com amigos e com outras pessoas.

-         Apontar os objetos ou pessoas dentro e fora de um determinado conjunto ou espaço.


-         Reconhecer o círculo nas formas da natureza e nos objetos da sala de aula.


-         Utilizar a contagem de forma espontânea para resolver diferentes situações;
-         Utilizar diferentes estratégias para registrar quantidades.        

-         Diferenciar o dia da noite;
-         Familiarizar-se com as noções de ontem, hoje e amanhã;
-         Identificar no calendário o dia da semana.

-         Conhecer as cores primárias.


 PLANEJAMENTO MATERNAL – MATEMÁTICA – 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
GRANDEZAS E MEDIDAS

-         Mais alto / mais baixo;
-         Mais pesado / mais leve.


NOÇÃO DE POSIÇÃO

-         Em cima / embaixo.

FIGURAS GEOMÉTRICAS

-         Quadrado.

NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

-         Idéia de quantidade;
-         Muitos/poucos;
-         Menos/mais.

NOÇÃO DE TEMPO

-         Dia/noite;
-         Ontem/hoje/amanhã;
-         Calendário.

CORES

- Primárias: Azul, Amarelo e Vermelho.

-         Observar e perceber entre os colegas e a professora, bem como com objetos e móveis da sala as noções de mais alto e mais baixo;
-         Identificar os objetos mais pesados e mais leves diferenciando-os.

-         Apontar objetos em cima e embaixo em um determinado espaço.

-         Reconhecer o quadrado nas formas da natureza e nos objetos da sala de aula.

-         Utilizar a contagem de forma espontânea para resolver diferentes situações;
-         Utilizar diferentes estratégias para registrar quantidades.        
-         Diferenciar o dia da noite;
-         Familiarizar-se com as noções de ontem, hoje e amanhã;
-         Identificar no calendário o dia da semana.

-         Reconhecer e nomear as cores primárias.



 PLANEJAMENTO MATERNAL – MATEMÁTICA – 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
GRANDEZAS E MEDIDAS

-         Mesmo tamanho/tamanho diferente;
-         Grosso/fino.

NOÇÃO DE POSIÇÃO

-         À frente / atrás.

FIGURAS GEOMÉTRICAS

-         Triângulo.

NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

-         Idéia de quantidade;
-         Muitos/poucos;
-         Menos/mais.

NOÇÃO DE TEMPO

-         Dia/noite;
-         Ontem/hoje/amanhã;
-         Calendário.

CORES

- Primárias: Azul, amarelo e Vermelho;
- Neutras: Branco e Preto.

-         Observar e identificar entre os colegas, bem como com objetos e móveis da sala os que possuem o mesmo tamanho e tamanhos diferentes;
-         Perceber e classificar objetos grossos e finos.

-         Destacar os amigos que estão à frente ou atrás, bem como os objetos.

-         Reconhecer o triângulo nas formas da natureza e nos objetos da sala de aula.

-         Utilizar a contagem de forma espontânea para resolver diferentes situações;
-         Utilizar diferentes estratégias para registrar quantidades.        

-         Reconhecer o dia e a noite;
-         Familiarizar-se com as noções de ontem, hoje e amanhã;
-         Identificar no calendário o dia da semana.

-         Nomear as cores primárias;
-         Conhecer as cores neutras.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 


 PLANEJAMENTO MATERNAL – MATEMÁTICA – 4º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
GRANDEZAS E MEDIDAS

-         Minha Idade.

NOÇÃO DE POSIÇÃO

-         Aberto / Fechado;
-         Perto / Longe.

FIGURAS GEOMÉTRICAS

-         Retângulo;
-         Objetos que rolam / objetos que não rolam.

NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO

-         Idéia de quantidade;
-         Muitos/poucos;
-         Menos/mais.

NOÇÃO DE TEMPO

-         Calendário;
-         Dia/noite;
-         Ontem/hoje/amanhã.
CORES

- Primárias: Azul, Amarelo, Vermelho;
- Neutras: Preto e Branco.



-         Pesquisar, identificar e contar a própria idade.

-         Diferenciar aberto de fechado;
-         Identificar e apontar objetos que estão perto e que estão longe.

-         Reconhecer o retângulo nas formas da natureza e nos objetos da sala de aula;
-         Identificar e Classificar os objetos que rolam e os que não rolam.

-         Utilizar a contagem de forma espontânea para resolver diferentes situações;
-         Utilizar diferentes estratégias para registrar quantidades.        

-         Reconhecer o dia e a noite;
-         Familiarizar-se com as noções de ontem, hoje e amanhã;
-         Identificar no calendário o dia da semana.

-         Nomear as cores primárias;
-         Nomear as cores neutras.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 


 PLANEJAMENTO MATERNAL – CIÊNCIAS  1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
EU E MEU CORPO

-         Partes do corpo;
-         Os sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato;
-         Cuidando com a saúde: dentes, alimentação, postura, voz, pele e mente.
-         As fases da vida (infância, adolescência, fase adulta e velhice).

















-         Identificar as partes do corpo;
-         Identificar e reconhecer os órgãos do sentido e suas funções;
-         Ter noções de cuidados com o corpo;
-         Valorizar as atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo;
-         Reconhecer as diferentes fases da vida.


 PLANEJAMENTO MATERNAL – CIÊNCIAS  2º  BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ANIMAIS

- Classificação e características: (filhotes da barriga e filhotes do ovo), Habitat/abrigo e Alimentação;
-  Animais de estimação;
-  Animais domésticos.


















-         Identificar e classificar as características dos animais;
-         Conhecer e nomear os animais de estimação e domésticos, classificando-os.


 PLANEJAMENTO MATERNAL – CIÊNCIAS  3º  BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
PLANTAS

- O homem, os bichos e as plantas;
- Como as plantas nascem, respiram e se alimentam;
- O cultivo das plantas;
- Partes da planta;
- Importância das plantas em nossas vidas.





















-         Perceber a relação entre o homem e os outros seres vivos;
-         Identificar as características das plantas;
-         Reconhecer as partes da planta;
-         Compreender a importância das plantas em nossa vida.



PLANEJAMENTO MATERNAL – CIÊNCIAS  4º  BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
- A ação do homem no meio ambiente e suas conseqüências: o homem construindo e o homem destruindo;
- Poluição da água, do ar e do solo;
- Reaproveitamento do lixo: Lixo orgânico e reciclável;
- Elementos naturais essenciais para a vida: água, ar, solo;
- As estações do ano.













-         Identificar a importância das ações do homem para a preservação do meio ambiente;
-         Ter noções da poluição e do reaproveitamento do lixo;
-         Identificar os elementos naturais e suas características;
-         Conhecer as Estações do ano.



 PLANEJAMENTO MATERNAL – GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
EU E MINHA RUA

-         Características;
-         Outras pessoas (vizinhos);
-         Percurso de casa para a escola e vice-versa.

















-         Ampliar gradativamente seu conhecimento sobre o meio físico e social, compreendendo-o cada vez mais como um todo onde se inter-relacionam fatores sociais, físicos e culturais;
-         Orientar e atuar com progressiva independência nos espaços cotidianos, utilizando-se cada vez mais de vocabulário adequado relacionado à organização do tempo e do espaço em suas vivências habituais;
-         Identificar as pessoas que moram ao lado ou próximas de sua casa, como os vizinhos;
-         Identificar o percurso de casa para a escola.


 PLANEJAMENTO MATERNAL – GEOGRAFIA – 2º  BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
EU E MEU BAIRRO

-         Características;
-         Outros espaços e estabelecimentos que rodeiam minha casa e escola;
-         Percurso de casa para a escola e vice-versa.

















-         Ampliar gradativamente seu conhecimento sobre o meio físico e social, compreendendo-o  cada vez mais como um todo onde se inter-relacionam fatores sociais, físicos e culturais;
-         Reconhecer os estabelecimentos que rodeiam a escola e o bairro em que vivem: igreja, mercado, farmácia;
-         Identificar o percurso de casa para a escola.


 PLANEJAMENTO MATERNAL – GEOGRAFIA – 4º  BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
- Profissões.
















-         Identificar a importância de todas as profissões e suas características.



 PLANEJAMENTO MATERNAL – GEOGRAFIA – 3º  BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
EU E MINHA CIDADE

- Conhecendo minha cidade: Como ela é? Onde fica?
- Pontos Turísticos;
- Histórico da cidade.














-         Ampliar gradativamente seu conhecimento sobre o meio físico e social, compreendendo-o  cada vez mais como um todo onde se inter-relacionam fatores sociais, físicos e culturais;
-         Identificar como é e onde fica nossa cidade;
-         Compreender a história de nossa cidade, sua cultura(costumes, crenças, arte, música);
-         Reconhecer os pontos turísticos de nossa cidade.


PLANEJAMENTO MATERNAL – HISTÓRIA – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
EU E O MUNDO

-        Eu e minha história;
-        História do meu nome;
-        Minhas histórias e outras histórias;
-        Meu jeito de ser;
-        As coisas que eu gosto;
-        Regras de convivência na comunidade escolar;
-        Palavras mágicas;
-        Resgate de brincadeiras e brinquedos antigos;
-        Históricas e canções folclóricas e atuais.












-         Conhecer sua própria história e a história dos outros colegas;
-         Conhecer a história do nome;
-         Identificar as coisas que gosta;
-         Conhecer as regras de convivência da escola;
-         Conhecer e utilizar as palavras mágicas;
-         Estabelecer relações de cooperação, participação, e compartilhamento em diferentes situações de interação;
-         Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.


 PLANEJAMENTO MATERNAL – HISTÓRIA – 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
EU E MINHA FAMÍLIA

- Pessoas que fazem parte da família;
-        Regras de convivência na minha família;
-        Resgate das brincadeiras e brinquedos antigos;
-        Regras de convivência na comunidade escolar;
-        Palavras mágicas;
-        Históricas e canções folclóricas e atuais;
-        Regras de convivência na comunidade escolar.












-         Identificar os membros que fazem parte da família;
-         Conhecer as relações de parentesco entre as pessoas que compõem uma família;
-         Conhecer e obedecer as regras de convivência da escola;
-         Conhecer e utilizar as palavras mágicas;
-         Estabelecer relações de cooperação, participação e compartilhamento em diferentes situações de interação;
-         Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.



 PLANEJAMENTO MATERNAL – HISTÓRIA – 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
EU E MINHA CASA

-  O lugar onde eu moro;
-  Tipos de moradia;
- As dependências de uma casa;
-        Resgate das brincadeiras e brinquedos antigos;
-        Regras de convivência na comunidade escolar;
-        Palavras mágicas;
-        Históricas e canções folclóricas e atuais.














-         Identificar os diversos tipos de moradia;
-         Identificar as dependências de uma casa e importância de cada uma;
-         Estabelecer relações de cooperação, participação e compartilhamento em diferentes situações de interação;
-         Participar de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
-         Conhecer as regras de convivência da escola;
-         Conhecer e utilizar as palavras mágicas.



 PLANEJAMENTO MATERNAL – HISTÓRIA – 4º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
EU E MINHA ESCOLA

- O nome da minha escola;
- A história da minha escola;
- Reconhecendo os espaços físicos da minha escola;
- Utilização dos espaços da escola;
- Cuidados com a minha escola;
- Os profissionais que trabalham na minha escola;
-Convivendo com a comunidade escolar;
- Regras de convivência na comunidade escolar;
- Palavras mágicas.





















-        Identificar o nome da escola e sua história;
-        Reconhecer a importância da utilização dos espaços da escola;
-        Identificar as funções desempenhadas pelos profissionais que trabalham na escola;
-        Conhecer as regras de convivência da escola;
-        Conhecer e utilizar as palavras mágicas.



 PLANEJAMENTO MATERNAL – ARTES – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
O FAZER ARTÍSTICO

     Marcas Gráficas (Desenho Livre);








    Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura e modelagem;
    Desenvolver o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.


PLANEJAMENTO MATERNAL – MOVIMENTO – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
        O corpo.


    Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
    Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação.








Nenhum comentário:

Postar um comentário