PLANEJAMENTO
MATERNAL – LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ESCRITA
-
Nome;
-
O
desenho como forma de escrita.
LEITURA
-
Diversidade
Textual: Imagens, Histórias cantadas, Contos tradicionais e modernos;
Bilhetes e Canções.
-
Leitura
não convencional de diferentes textos, realizada pelos colegas;
-
Leitura
de diferentes textos realizada pela professora;
ORALIDADE
-
História
do nome;
-
Comunicação
e expressão.
|
-
Comunicar-se
utilizando a linguagem do desenho;
-
Reconhecer
a escrita do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo;
-
Experimentar
e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades
essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e
agindo com progressiva autonomia através do desenho;
-
Valorizar
as próprias produções e as dos outros.
-
Ouvir
a leitura dos textos e interpretá-los, oralmente.
-
Ler
diferentes textos de maneira não convencional;
-
Expor
suas ideias e impressões em relação ao tema sobre o qual tenha conhecimento,
argumentando e defendendo suas ideias.
-
Conhecer
a história do seu nome, que será contada e registrada pelos seus pais;
-
Relacionar-se
progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais
da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses;
-
Ouvir
o outro;
-
Expor
sentimentos, desejos e necessidades, utilizando-se da linguagem oral.
|
|
|
PLANEJAMENTO MATERNAL
– LÍNGUA PORTUGUESA – 2º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ESCRITA
-
Nome;
-
O
desenho como forma de escrita.
LEITURA
-
Diversidade Textual: Imagens, Histórias cantadas, Contos tradicionais e
modernos; Convites e Clássicos da Literatura Infantil.
ORALIDADE
-
Comunicação
e Expressão.
|
-
Reconhecer
o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo;
-
Comunicar-se
utilizando a linguagem do desenho.
-
Identificar
algumas letras que compõem o próprio nome;
-
Valorizar
as próprias produções e as dos outros.
-
Ouvir
a leitura dos textos e interpretá-los, oralmente;
-
Expor
suas ideias e impressões em relação ao tema sobre o qual tenha conhecimento,
argumentando e defendendo suas idéias;
-
Valorizar
a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
-
Argumentar
suas ideias, relatar vivências e expor seu ponto de vista em diversas
situações;
-
Relatar
planejamento oral das atividades;
-
Utilizar
a linguagem como instrumento para obter informações necessárias ao seu cotidiano;
-
Comunicar
situações relativas às suas vivências, experiências e identidade pessoal,
pedidos, agradecimentos entre outros;
-
Expor
sentimentos, desejos e necessidades, utilizando-se da linguagem oral;
-
Ouvir
o outro.
|
|
|
PLANEJAMENTO MATERNAL
– LÍNGUA PORTUGUESA – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ESCRITA
-
O
desenho como forma de escrita;
-
O
nome;
-
Produção
de texto coletivo.
LEITURA
-
Diversidade
Textual: Imagens, Histórias cantadas, Contos tradicionais e modernos;
Clássicos da Literatura Infantil e Receitas.
-
Leitura
não convencional de diferentes textos, realizada pelos colegas;
-
Leitura
de diferentes textos realizada pela professora;
ORALIDADE
-
Comunicação
e Expressão;
-
Reconto
de histórias.
|
-
Reconhecer
o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo;
-
Comunicar-se
utilizando a linguagem do desenho;
-
Identificar
algumas letras que compõem o próprio nome;
-
Reconhecer
a escrita dos nomes de alguns colegas;
-
Valorizar
as próprias produções e as dos outros.
-
Expor
suas ideias e impressões em relação ao tema sobre o qual tenha conhecimento,
argumentando e defendendo suas ideias;
-
Ouvir
a leitura do texto e interpretá-lo, oralmente;
-
Valorizar
a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
-
Argumentar
suas ideias, relatar vivências e expor seu ponto de vista em diversas
situações.
-
Relatar
planejamento oral das atividades;
-
Descrever
lugares, objetos com ou sem ajuda;
-
Utilizar
a linguagem como instrumento para obter informações necessárias ao seu
cotidiano;
-
Reproduzir
oralmente contos, histórias ou até mesmo levar informações a outras pessoas;
-
Reproduzir
oralmente brincadeiras, jogos verbais, canções entre outras;
-
Comunicar
situações relativas às suas vivências, experiências e identidade pessoal,
pedidos, agradecimentos entre outros;
-
Ouvir
o outro;
-
Expor
sentimentos, desejos e necessidades, utilizando-se da linguagem oral.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ESCRITA
-
O
desenho como forma de escrita;
-
O
nome;
-
Produção
de texto coletivo.
LEITURA
-
Diversidade
Textual: Imagens, Histórias cantadas, Contos tradicionais e modernos;
Clássicos da Literatura Infantil, Adivinhas e Histórias em Quadrinhos.
-
Leitura
não convencional de diferentes textos, realizada pelos colegas;
-
Leitura
de diferentes textos realizada pela professora.
ORALIDADE
-
Comunicação
e Expressão;
-
Reconto
de histórias.
|
-
Reconhecer
o próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo;
-
Comunicar-se
utilizando a linguagem do desenho;
-
Identificar
as letras que compõem o próprio nome;
-
Reconhecer
a escrita dos nomes dos colegas;
-
Valorizar
as próprias produções e as dos outros.
-
Expor
suas ideias e impressões em relação ao tema sobre o qual tenha conhecimento,
argumentando e defendendo suas ideias;
-
Ouvir
a leitura do texto e interpretá-lo, oralmente;
-
Valorizar
a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
-
Argumentar
suas ideias, relatar vivências e expor seu ponto de vista em diversas
situações.
-
Relatar
planejamento oral das atividades;
-
Descrever
lugares, objetos com ou sem ajuda;
-
Utilizar
a linguagem como instrumento para obter informações necessárias ao seu
cotidiano;
-
Reproduzir
oralmente contos, histórias ou até mesmo levar informações a outras pessoas;
-
Reproduzir
oralmente brincadeiras, jogos verbais, canções entre outras;
-
Comunicar
situações relativas às suas vivências, experiências e identidade pessoal,
pedidos, agradecimentos entre outros;
-
Ouvir
o outro;
-
Expor
sentimentos, desejos e necessidades, utilizando-se da linguagem oral.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
GRANDEZAS E MEDIDAS
-
Grande/pequeno;
-
Maior/menor.
NOÇÃO DE POSIÇÃO
-
Dentro/fora.
FIGURAS GEOMÉTRICAS
-
Círculo.
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
-
Idéia
de quantidade;
-
Muitos/poucos;
-
Menos/mais.
NOÇÃO DE TEMPO
-
Dia/noite;
-
Ontem/hoje/amanhã;
-
Calendário.
CORES
-
Primárias: Azul, Amarelo, Vermelho.
|
-
Diferenciar
objetos grandes e pequenos;
-
Identificar
as noções de maior e menor nos objetos, no contato com amigos e com outras
pessoas.
-
Apontar
os objetos ou pessoas dentro e fora de um determinado conjunto ou espaço.
-
Reconhecer
o círculo nas formas da natureza e nos objetos da sala de aula.
-
Utilizar
a contagem de forma espontânea para resolver diferentes situações;
-
Utilizar
diferentes estratégias para registrar quantidades.
-
Diferenciar
o dia da noite;
-
Familiarizar-se
com as noções de ontem, hoje e amanhã;
-
Identificar
no calendário o dia da semana.
-
Conhecer
as cores primárias.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
GRANDEZAS E MEDIDAS
-
Mais
alto / mais baixo;
-
Mais
pesado / mais leve.
NOÇÃO DE POSIÇÃO
-
Em
cima / embaixo.
FIGURAS GEOMÉTRICAS
-
Quadrado.
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
-
Idéia
de quantidade;
-
Muitos/poucos;
-
Menos/mais.
NOÇÃO DE TEMPO
-
Dia/noite;
-
Ontem/hoje/amanhã;
-
Calendário.
CORES
-
Primárias: Azul,
Amarelo e Vermelho.
|
-
Observar
e perceber entre os colegas e a professora, bem como com objetos e móveis da
sala as noções de mais alto e mais baixo;
-
Identificar
os objetos mais pesados e mais leves diferenciando-os.
-
Apontar
objetos em cima e embaixo em um determinado espaço.
-
Reconhecer
o quadrado nas formas da natureza e nos objetos da sala de aula.
-
Utilizar
a contagem de forma espontânea para resolver diferentes situações;
-
Utilizar
diferentes estratégias para registrar quantidades.
-
Diferenciar
o dia da noite;
-
Familiarizar-se
com as noções de ontem, hoje e amanhã;
-
Identificar
no calendário o dia da semana.
-
Reconhecer
e nomear as cores primárias.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
GRANDEZAS E MEDIDAS
-
Mesmo
tamanho/tamanho diferente;
-
Grosso/fino.
NOÇÃO DE POSIÇÃO
-
À
frente / atrás.
FIGURAS GEOMÉTRICAS
-
Triângulo.
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
-
Idéia
de quantidade;
-
Muitos/poucos;
-
Menos/mais.
NOÇÃO DE TEMPO
-
Dia/noite;
-
Ontem/hoje/amanhã;
-
Calendário.
CORES
-
Primárias: Azul, amarelo e Vermelho;
-
Neutras: Branco e Preto.
|
-
Observar
e identificar entre os colegas, bem como com objetos e móveis da sala os que
possuem o mesmo tamanho e tamanhos diferentes;
-
Perceber
e classificar objetos grossos e finos.
-
Destacar
os amigos que estão à frente ou atrás, bem como os objetos.
-
Reconhecer
o triângulo nas formas da natureza e nos objetos da sala de aula.
-
Utilizar
a contagem de forma espontânea para resolver diferentes situações;
-
Utilizar
diferentes estratégias para registrar quantidades.
-
Reconhecer
o dia e a noite;
-
Familiarizar-se
com as noções de ontem, hoje e amanhã;
-
Identificar
no calendário o dia da semana.
-
Nomear
as cores primárias;
-
Conhecer
as cores neutras.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
GRANDEZAS E MEDIDAS
-
Minha
Idade.
NOÇÃO DE POSIÇÃO
-
Aberto
/ Fechado;
-
Perto
/ Longe.
FIGURAS GEOMÉTRICAS
-
Retângulo;
-
Objetos
que rolam / objetos que não rolam.
NÚMEROS E SISTEMA DE NUMERAÇÃO
-
Idéia
de quantidade;
-
Muitos/poucos;
-
Menos/mais.
NOÇÃO DE TEMPO
-
Calendário;
-
Dia/noite;
-
Ontem/hoje/amanhã.
CORES
- Primárias: Azul, Amarelo,
Vermelho;
- Neutras: Preto e Branco.
|
-
Pesquisar,
identificar e contar a própria idade.
-
Diferenciar
aberto de fechado;
-
Identificar
e apontar objetos que estão perto e que estão longe.
-
Reconhecer
o retângulo nas formas da natureza e nos objetos da sala de aula;
-
Identificar
e Classificar os objetos que rolam e os que não rolam.
-
Utilizar
a contagem de forma espontânea para resolver diferentes situações;
-
Utilizar
diferentes estratégias para registrar quantidades.
-
Reconhecer
o dia e a noite;
-
Familiarizar-se
com as noções de ontem, hoje e amanhã;
-
Identificar
no calendário o dia da semana.
-
Nomear
as cores primárias;
-
Nomear
as cores neutras.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
EU E MEU
CORPO
-
Partes
do corpo;
-
Os
sentidos: visão, audição, olfato, paladar e tato;
-
Cuidando
com a saúde: dentes, alimentação, postura, voz, pele e mente.
-
As
fases da vida (infância, adolescência, fase adulta e velhice).
|
-
Identificar
as partes do corpo;
-
Identificar
e reconhecer os órgãos do sentido e suas funções;
-
Ter
noções de cuidados com o corpo;
-
Valorizar
as atitudes relacionadas à saúde e ao bem-estar individual e coletivo;
-
Reconhecer
as diferentes fases da vida.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ANIMAIS
- Classificação e
características: (filhotes da barriga e filhotes do ovo), Habitat/abrigo e
Alimentação;
-
Animais de estimação;
-
Animais domésticos.
|
-
Identificar
e classificar as características dos animais;
-
Conhecer
e nomear os animais de estimação e domésticos, classificando-os.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
PLANTAS
-
O homem, os bichos e as plantas;
-
Como as plantas nascem, respiram e se alimentam;
-
O cultivo das plantas;
-
Partes da planta;
-
Importância das plantas em nossas vidas.
|
-
Perceber
a relação entre o homem e os outros seres vivos;
-
Identificar
as características das plantas;
-
Reconhecer
as partes da planta;
-
Compreender
a importância das plantas em nossa vida.
|
|
|
PLANEJAMENTO MATERNAL
– CIÊNCIAS 4º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
- A ação do homem no
meio ambiente e suas conseqüências: o homem construindo e o homem destruindo;
- Poluição da água, do
ar e do solo;
-
Reaproveitamento do lixo: Lixo orgânico e reciclável;
-
Elementos naturais essenciais para a vida: água, ar, solo;
-
As estações do ano.
|
-
Identificar
a importância das ações do homem para a preservação do meio ambiente;
-
Ter
noções da poluição e do reaproveitamento do lixo;
-
Identificar
os elementos naturais e suas características;
-
Conhecer
as Estações do ano.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
EU E MINHA
RUA
-
Características;
-
Outras
pessoas (vizinhos);
-
Percurso
de casa para a escola e vice-versa.
|
-
Ampliar
gradativamente seu conhecimento sobre o meio físico e social, compreendendo-o
cada vez mais como um todo onde se inter-relacionam fatores sociais, físicos
e culturais;
-
Orientar
e atuar com progressiva independência nos espaços cotidianos, utilizando-se
cada vez mais de vocabulário adequado relacionado à organização do tempo e do
espaço em suas vivências habituais;
-
Identificar
as pessoas que moram ao lado ou próximas de sua casa, como os vizinhos;
-
Identificar
o percurso de casa para a escola.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
EU E MEU
BAIRRO
-
Características;
-
Outros
espaços e estabelecimentos que rodeiam minha casa e escola;
-
Percurso
de casa para a escola e vice-versa.
|
-
Ampliar
gradativamente seu conhecimento sobre o meio físico e social, compreendendo-o cada vez mais como um todo onde se
inter-relacionam fatores sociais, físicos e culturais;
-
Reconhecer
os estabelecimentos que rodeiam a escola e o bairro em que vivem: igreja,
mercado, farmácia;
-
Identificar
o percurso de casa para a escola.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
- Profissões.
|
-
Identificar
a importância de todas as profissões e suas características.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
EU E MINHA
CIDADE
-
Conhecendo minha cidade: Como ela é? Onde fica?
-
Pontos Turísticos;
-
Histórico da cidade.
|
-
Ampliar
gradativamente seu conhecimento sobre o meio físico e social,
compreendendo-o cada vez mais como um
todo onde se inter-relacionam fatores sociais, físicos e culturais;
-
Identificar
como é e onde fica nossa cidade;
-
Compreender
a história de nossa cidade, sua cultura(costumes, crenças, arte, música);
-
Reconhecer
os pontos turísticos de nossa cidade.
|
|
|
PLANEJAMENTO MATERNAL
– HISTÓRIA – 1º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
EU E O MUNDO
-
Eu
e minha história;
-
História
do meu nome;
-
Minhas
histórias e outras histórias;
-
Meu
jeito de ser;
-
As
coisas que eu gosto;
-
Regras
de convivência na comunidade escolar;
-
Palavras
mágicas;
-
Resgate
de brincadeiras e brinquedos antigos;
-
Históricas
e canções folclóricas e atuais.
|
-
Conhecer
sua própria história e a história dos outros colegas;
-
Conhecer
a história do nome;
-
Identificar
as coisas que gosta;
-
Conhecer
as regras de convivência da escola;
-
Conhecer
e utilizar as palavras mágicas;
-
Estabelecer
relações de cooperação, participação, e compartilhamento em diferentes
situações de interação;
-
Participar
de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções que digam
respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
EU E MINHA FAMÍLIA
- Pessoas que fazem parte da
família;
-
Regras
de convivência na minha família;
-
Resgate
das brincadeiras e brinquedos antigos;
-
Regras
de convivência na comunidade escolar;
-
Palavras
mágicas;
-
Históricas
e canções folclóricas e atuais;
-
Regras
de convivência na comunidade escolar.
|
-
Identificar
os membros que fazem parte da família;
-
Conhecer
as relações de parentesco entre as pessoas que compõem uma família;
-
Conhecer
e obedecer as regras de convivência da escola;
-
Conhecer
e utilizar as palavras mágicas;
-
Estabelecer
relações de cooperação, participação e compartilhamento em diferentes
situações de interação;
-
Participar
de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções que digam
respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
EU E MINHA CASA
- O lugar onde eu moro;
- Tipos de moradia;
-
As dependências de uma casa;
-
Resgate
das brincadeiras e brinquedos antigos;
-
Regras
de convivência na comunidade escolar;
-
Palavras
mágicas;
-
Históricas
e canções folclóricas e atuais.
|
-
Identificar
os diversos tipos de moradia;
-
Identificar
as dependências de uma casa e importância de cada uma;
-
Estabelecer
relações de cooperação, participação e compartilhamento em diferentes
situações de interação;
-
Participar
de atividades que envolvam histórias, brincadeiras, jogos, canções que digam
respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
-
Conhecer
as regras de convivência da escola;
-
Conhecer
e utilizar as palavras mágicas.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
EU E MINHA ESCOLA
-
O nome da minha escola;
-
A história da minha escola;
-
Reconhecendo os espaços físicos da minha escola;
-
Utilização dos espaços da escola;
-
Cuidados com a minha escola;
-
Os profissionais que trabalham na minha escola;
-Convivendo
com a comunidade escolar;
-
Regras de convivência na comunidade escolar;
-
Palavras mágicas.
|
-
Identificar
o nome da escola e sua história;
-
Reconhecer
a importância da utilização dos espaços da escola;
-
Identificar
as funções desempenhadas pelos profissionais que trabalham na escola;
-
Conhecer
as regras de convivência da escola;
-
Conhecer
e utilizar as palavras mágicas.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
O FAZER ARTÍSTICO
– Marcas Gráficas (Desenho Livre);
|
–
Produzir
trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura e modelagem;
–
Desenvolver
o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
|
|
|
PLANEJAMENTO MATERNAL – MOVIMENTO – 1º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
–
O
corpo.
|
–
Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo;
–
Explorar
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação.
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário