OLÁ AMIGAS, ESTOU POSTANDO ALGUNS DOS ARQUIVOS QUE TENHO, MUITOS FORAM PESQUISADOS EM OUTROS BLOGS, AGRADEÇO AS PESSOAS QUE COMPARTILHAM COM NÓS EDUCADORES, POSTANDO ATIVIDADES QUE ENRIQUECEM NOSSAS AULAS!

domingo, 5 de fevereiro de 2012

PLANEJAMENTO: PRÉ II


PLANEJAMENTO PRÉ II – LÍNGUA  PORTUGUESA - 1º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ORALIDADE

·       Exposição de ideias;
·       Relatos de fatos vividos, histórias, etc.
·       Entrevistas;
·       Leitura (pelo professor) dos mais diversos textos: Poesias, trava-línguas, parlendas, músicas, etc.

LEITURA

a)  Leitura do professor para a criança.
·       Textos informativos;
·       Textos literários;
·       Cartas, mensagens e avisos;
·       Bulas, receitas, rótulos etc.
b) da criança:  de forma não convencional)
·        Cartazes, rótulos, placas, out-dours, avisos, quadrinhas, parlendas e adivinhações, letras de músicas e textos referentes às diferentes áreas curriculares;
·        Alfabeto (Leitura com a professora).

ESCRITA

·       Produção Coletiva de Textos a partir do desenho ou outras formas de     representação (colagem, modelagem, etc).
·       Crachá com o nome;
·       Vogal A.


·       Expressar oralmente suas vivências e ideias;
·       Ouvir a leitura realizada pelo profesor e opinar diante dos textos lidos;
·       Interagir com colegas e com a professora;
·       Saber ouvir, elaborar e responder perguntas;
·       Apreciar a leitura de histórias vivenciando emoções e estabelecendo identificações.

·       Demonstrar interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
·       Reconhecer e identificar a vogal A em palavras e diferentes tipos de textos;
·       Ler de maneira não convencional livros de literatura infantil;










·       Produzir textos coletivos com sequências lógica e de idéias, utilizando a professora como escriba;
·       Traçar o nome com ajuda do crachá;
·       Traçar a vogal A.




PLANEJAMENTO PRÉ II – LÍNGUA  PORTUGUESA - 2º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ORALIDADE

·       Exposição de ideias;
·       Relatos de fatos vividos, histórias, etc.
·       Entrevistas;
·       Leitura (pelo professor) dos mais diversos textos: Poesias, trava-línguas, parlendas, músicas, etc.

LEITURA

a) Leitura do professor para a criança.
·         Textos informativos;
·         Textos literários;
·         Cartas, mensagens e avisos;
·         Bulas, receitas, rótulos etc.
b) da criança: de forma não convencional)
·        Cartazes, rótulos, placas, out-dours, avisos, quadrinhas, parlendas e adivinhações, letras de músicas e textos referentes às diferentes áreas curriculares;
·        Alfabeto (Leitura com a professora).

ESCRITA

·       Produção Coletiva de Textos a partir do desenho ou outras formas de     representação (colagem, modelagem, etc).
·       Crachá com o nome;
·       Vogais A e E.


·       Expressar oralmente suas vivências e ideias;
·       Ouvir a leitura realizada pelo profesor e opinar diante dos textos lidos;
·       Interagir com colegas e com a professora;
·       Saber ouvir, elaborar e responder perguntas;
·       Apreciar a leitura de histórias vivenciando emoções e estabelecendo identificações.

·       Demonstrar interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
·       Reconhecer e identificar as vogais A e E em palavras e diferentes tipos de textos;
·       Ler de maneira não convencional livros de literatura infantil;










·       Produzir textos coletivos com sequências lógica e de ideias, utilizando a professora como escriba;
·       Traçar o nome com ajuda do crachá;
·       Traçar as vogais A e E.




 PLANEJAMENTO PRÉ II – LÍNGUA  PORTUGUESA - 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ORALIDADE

  • Exposição de ideias;
  • Relatos de fatos vividos, histórias, etc.
  • Entrevistas;
  • Leitura (pelo professor) dos mais diversos textos: Poesias, trava-línguas, parlendas, músicas, etc.

LEITURA

Além dos textos literários deve-se ler para os alunos:
a) do professor para a criança:
  • Textos informativos;
  • Textos literários;
  • Cartas, mensagens e avisos;
  • Bulas, receitas, rótulos etc.
b) da criança:  de forma não convencional):
·           Cartazes, rótulos, placas, out-dours, avisos, quadrinhas, parlendas e adivinhações, letras de músicas e textos referentes às diferentes áreas curriculares;
·           Alfabeto (Leitura com a professora).

ESCRITA

  • Produção Coletiva de Textos a partir da narrativa da criança: A história de sua vida (amigos, brinquedos, bichos);
  • do desenho ou outras formas de representação (colagem, modelagem, etc);
  • relatórios e resumos a partir das áreas de Ciências, História e Geografia;
  • Pesquisa;
  • Nome;
  • Vogais A, E e I.



  • Expressar oralmente suas vivências e ideias;
  • Ouvir a leitura realizada pelo profesor e opinar diante dos textos lidos;
  • Interagir com colegas e com a professora;
  • Saber ouvir, elaborar e responder perguntas;
  • Apreciar a leitura de histórias vivenciando emoções e estabelecendo identificações.

  • Demonstrar interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
  • Reconhecer e identificar as vogais A, E e I em palavras e diferentes tipos de textos;
  • Ler de maneira não convencional livros de literatura infantil.










  • Produzir textos coletivos com sequências lógica e de ideias, utilizando a professora como escriba;
  • Traçar o nome com ajuda do crachá;
  • Traçar as vogais A, E e I.





PLANEJAMENTO PRÉ II – LÍNGUA  PORTUGUESA - 4º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
ORALIDADE

  • Exposição de ideias;
  • Relatos de fatos vividos, histórias, etc.
  • Entrevistas;
  • Leitura (pelo professor) dos mais diversos textos: Poesias, trava-línguas, parlendas, músicas, etc.

LEITURA

Além dos textos literários deve-se ler para os alunos:
a) do professor para a criança:
  • Textos informativos;
  • Textos literários;
  • Cartas, mensagens e avisos;
  • Bulas, receitas, rótulos etc.
b) da criança:  de forma não convencional):
  • Cartazes, rótulos, placas, out-dours, avisos, quadrinhas, parlendas e adivinhações, letras de músicas e textos referentes às diferentes áreas curriculares;
  • Alfabeto (Leitura com a professora).

ESCRITA

  • Produção Coletiva de Textos a partir da narrativa da criança: A história de sua vida (amigos, brinquedos, bichos);
  • Do desenho ou outras formas de representação (colagem, modelagem, etc);
  • Relatórios e resumos a partir das áreas de Ciências, História e Geografia;
  • Pesquisa;
  • Nome;
  • Vogais.



  • Expressar oralmente suas vivências e ideias;
  • Ouvir a leitura realizada pelo profesor e opinar diante dos textos lidos;
  • Interagir com colegas e com a professora;
  • Saber ouvir, elaborar e responder perguntas;
  • Apreciar a leitura de histórias vivenciando emoções e estabelecendo identificações.

  • Demonstrar interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
  • Reconhecer e identificar as vogais em palavras e diferentes tipos de textos;
  • Ler de maneira não convencional livros de literatura infantil.










  • Produzir textos coletivos com sequências lógica e de ideias, utilizando a professora como escriba;
  • Traçar o nome com ajuda do crachá;
  • Traçar as vogais.





PLANEJAMENTO PRÉ II – MATEMÁTICA – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
a)     Segundo critérios da criança;
b)     Segundo critérios dados pelo professor.

RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Um e Nenhum.

REGISTRO DE QUANTIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS: Números de 0 a 2.

NOÇÃO DE POSIÇÃO: Em frente, atrás, entre, primeiro e último.

MEDIDAS
·       TEMPO: Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês e ano;
·       COMPRIMENTO:
Noções de tamanho: pequeno, grande, médio;
Noções de distância: perto e longe.

·      MASSA:
Noções de leve e pesado.

·      CAPACIDADE:
Noções de cheio e vazio.


GEOMETRIA: A CRIANÇA E O ESPAÇO
·       Exploração e localização espacial;
·       Noções de dentro e fora;
·       Semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza, nos objetos construídos pelo homem e nos sólidos geométricos;
·       Formas Geométricas: Quadrado.

CORES
·       Primárias: Amarelo, Azul e Vermelho.


·           Classificar e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.



·           Diferenciar um de nenhum.





·           Reconhecer, contar e registrar os números de 0 a 2;


·           Identificar objetos ou pessoas nas diferentes posições.


·           Diferenciar dia e noite;
·           Ter noção de antes durante e depois;
·           Reconhecer no calendário o dia, semana, mês e ano.

·           E comparar objetos e pessoas pelo tamanho.
·           Reconhecer a posição de objetos e pessoas pela distância.

·           Identificar objetos leves e pesados.

·           Diferenciar cheio de vazio.


·           Deslocar-se no espaço sabendo se localizar;
·           Diferenciar dentro e fora;
·           Identificar as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza;

·           Reconhecer e nomear o quadrado.

·           Classificar, identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.





PLANEJAMENTO PRÉ II – MATEMÁTICA – 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
a)     Segundo critérios da criança;
b)     Segundo critérios dados pelo professor.

RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Alguns e todos.

REGISTRO DE QUANTIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS: Números de 0 a 3.

NOÇÃO DE POSIÇÃO: Dentro e fora, antes e depois.

MEDIDAS
·       TEMPO: Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês e ano;
·       Manhã, tarde, noite, hoje, ontem e amanhã;

·       COMPRIMENTO:
Noções de altura: alto e baixo;
Noções de largura: largo e estreito.

·      MASSA:
Noções de leve e pesado.

·       CAPACIDADE:
Noções de cheio e vazio.

GEOMETRIA: A CRIANÇA E O ESPAÇO
·       Exploração e localização espacial;
·       Noções de vizinhança, fronteira, atrás e na frente;
·       Classificação dos sólidos geométricos de acordo com sua superfície: plana (não rolam) e curva (rolam);
·       Formas Geométricas: Círculo.

CORES
·       Primárias: Amarelo, Azul e Vermelho;
·       Neutras: Branco e Preto.


·           Classificar e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.



·           Diferenciar alguns de todos.






·           Reconhecer, contar e registrar os números de 0 a 3.


·           Identificar objetos ou pessoas nas diferentes posições.


·           Diferenciar dia e noite;
·           Ter noção de antes durante e depois;
·           Reconhecer no calendário o dia, semana, mês e ano.

·           Identificar e comparar objetos e pessoas pela altura e largura.

·           Identificar objetos leves e pesados.

·           Diferenciar cheio de vazio.



·           Deslocar-se no espaço sabendo se localizar;
·           Identificar vizinhança, fronteira, atrás e na frente;
·           Identificar as semelhanças e diferenças entre os objetos que rolam e que não rolam.

·           Reconhecer e nomear o círculo.

·           Classificar, identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.





PLANEJAMENTO PRÉ II – MATEMÁTICA – 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
a)     Segundo critérios da criança;
b)     Segundo critérios dados pelo professor.

RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Muito e pouco.

REGISTRO DE QUANTIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS: Números de 0 a 4.

NOÇÃO DE POSIÇÃO: Ao lado, perto e longe.

MEDIDAS
·       TEMPO: Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês e ano;
·       Manhã, tarde, noite, hoje, ontem e amanhã;
·       Sequência Temporal: logo após, muito depois, muito antes, um pouco antes e agora;

·       COMPRIMENTO:
Noções de comprimento: curto e comprido;
Noções de espessura: grosso e fino.

·      MASSA:
Medida arbitrária: grama.

·      CAPACIDADE:
Medida arbitrária: litro.

GEOMETRIA: A CRIANÇA E O ESPAÇO
·       Exploração e localização espacial;
·       Noções de em cima e embaixo;
·       Planificação dos sólidos através do contorno das faces.
·       Formas Geométricas: Triângulo.

CORES
·       Primárias: Amarelo, Azul e Vermelho;
·       Neutras: Branco e Preto;
·       Secundárias: Verde, Laranja e Roxo.


·           Classificar e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.



·           Diferenciar as quantidades.






·           Reconhecer, contar e registrar os números de 0 a 5;
·           Ter noção de adição;
·           Ter noção de subtração.

·           Identificar objetos ou pessoas nas diferentes posições.


·           Diferenciar dia e noite;
·           Ter noção de antes durante e depois;
·           Reconhecer no calendário o dia, semana, mês e ano.



·           Identificar e comparar objetos pelo comprimento e espessura.



·           Ter noção que alguns objetos são medidos por grama e por litro.
·           Utilizar medidas arbitrárias.


·           Deslocar-se no espaço sabendo se localizar;
·           Diferenciar objetos localizados em cima e embaixo;
·           Identificar as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza;
·           Reconhecer e nomear o triângulo.

·           Classificar, identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.




PLANEJAMENTO PRÉ II – MATEMÁTICA – 4º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
a)     Segundo critérios da criança;
b)     Segundo critérios dados pelo professor.

RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: O que tem um a mais (sucessor), o que tem um a menos (antecessor), o que tem a mesma quantidade.

REGISTRO DE QUANTIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS: Números de 0 a 5.
  • Ideia de juntar quantidade: adição;
  • Ideia de tirar quantidade: subtração.

NOÇÃO DE POSIÇÃO: À direita, à esquerda, mesmo sentido, sentido contrário.

MEDIDAS
·       TEMPO: Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês e ano;
·       Manhã, tarde, noite, hoje, ontem e amanhã;
·       Sequência Temporal: logo após, muito depois, muito antes, um pouco antes e agora;
·       Duração e sucessão, rápido e lento.

·       COMPRIMENTO:
Medidas Arbitrárias: palmo, pé, passos;
Medida Arbitrária: Metro.

GEOMETRIA: A CRIANÇA E O ESPAÇO
·       Exploração e localização espacial;
·       Noções de em cima e embaixo;
·       Semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos e figuras planas;
·       Formas Geométricas: Retângulo.

CORES
·       Primárias: Amarelo, Azul e Vermelho;
·       Neutras: Branco e Preto;
·       Secundárias: Verde, Laranja e Roxo;
·       Outras cores.


·           Classificar e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.



·           Diferenciar as quantidades.






·           Reconhecer, contar e registrar os números de 0 a 5;
·           Ter noção de adição;
·           Ter noção de subtração.

·           Identificar objetos ou pessoas nas diferentes posições.


·           Diferenciar dia e noite;
·           Ter noção de antes durante e depois;
·           Reconhecer no calendário o dia, semana, mês e ano.













·           Utilizar medidas arbitrárias.



·           Deslocar-se no espaço sabendo se localizar;
·           Diferenciar objetos localizados em cima e embaixo;
·           Identificar as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza;

·           Reconhecer e nomear o retângulo.

·           Classificar, identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.




 PLANEJAMENTO PRÉ II – GEOGRAFIA – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM:
Os elementos do habitat do homem: água, ar, seres vivos, os objetos que são frutos do trabalho humano.

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES:
Os elementos que fazem parte da escola.





·       Estabelecer algumas relações entre os elementos do meio ambiente e a qualidade da vida humana.



·       Reconhecer os elementos que fazem parte da escola.




PLANEJAMENTO PRÉ II – GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM: Por que e como os homens modificam e produzem o seu meio ambiente.

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES
As relações de trabalho na escola.





·       Reconhecer como o homem modifica e produz o seu meio ambiente.




·       Identificar as relações de trabalho realizado na escola;
·       Reconhecer diferentes funções desempenhadas na escola.




PLANEJAMENTO PRÉ II – GEOGRAFIA – 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM: O trabalho social.

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES:
Os espaços dos arredores da escola.






·      Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando a qualidade da vida humana.

·       Identificar os espaços aos arredores da escola.




PLANEJAMENTO PRÉ II – GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM: A satisfação e criação de necessidades: alimentação, vestuário, transporte, abrigo, etc.

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES:
O trajeto escola – casa.








·         Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida de acordo com suas necessidades básicas, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.

·         Identificar o trajeto entre a escola e sua casa.



PLANEJAMENTO PRÉ II – HISTÓRIA – 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
HISTÓRIA DO ALUNO:
·      Cronologia;
·      Criação e satisfação das necessidades;
·      Origem das coisas que o aluno precisa (quem faz, como faz, com o que faz, para que faz).

DATAS COMEMORATIVAS:
·      Carnaval;
·      Dia Internacional da Mulher;
·      Páscoa.




·       Conhecer a história de seu nascimento;
·       Compreender sua identidade;
·       Entender que é dependente de um adulto.



·       Conhecer o Contexto Histórico da data a ser comemorada.







PLANEJAMENTO PRÉ II – HISTÓRIA – 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
HISTÓRIA DA FAMÍLIA:
·      Origem;
·      Criação e satisfação das necessidades;
·      Origem das coisas que a família precisa (quem faz, o que faz, como faz, para que faz).

DATAS COMEMORATIVAS:
·      Dia do Trabalho;
·      Dia das Mães;
·      Festa Junina;
·      Dia do Meio Ambiente

·       Conhecer a história da sua família;
·       Reconhecer todos os membros que compõem sua família;
·       Entender que alguns membros da família trabalham para a satisfação das necessidades;
·       Conhecer o modo de vida característico de seu grupo social;
·       Compreender a importância da família.

·       Conhecer o Contexto Histórico da data a ser comemorada









PLANEJAMENTO PRÉ II – HISTÓRIA – 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
OS HOMENS DE NOSSO TEMPO
·       História de diferentes homens – os trabalhadores anônimos;
·       Homens de todas as classes, todos que fazem a história de nosso tempo.

DATAS COMEMORATIVAS
·      Dia dos Pais;
·      Independência do Brasil.






·       Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social;
·       Conhecer o modo de vida característico de diferentes grupos sociais;
·       Identificar e compreender a importância dos trabalhadores anônimos.

·       Conhecer o Contexto Histórico da data a ser comemorada.












PLANEJAMENTO PRÉ II – CIÊNCIAS 1º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
NOÇÕES DE ASTRONOMIA: SOL como fonte primária de energia, luz e calor.

TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA: ECOSSISTEMA: Relação de interdependência (sol, água, solo, seres vivos).

SERES VIVOS:
VEGETAIS E O ECOSSISTEMA:
·                    Características gerais e Diversidade;
·                    Vegetais superiores;
·                    Órgãos vegetativos: raiz, caule e folha – relações com o meio e com o homem;
·                    Órgãos de reprodução – flor, fruto e semente – relações com o meio e com o homem;
·                    Os vegetais e a saúde do homem.


·      Reconhecer o Sol como fonte de energia, luz e calor;




·      Identificar as necessidades vitais dos Seres Vivos e perceber sua interdependência;



·      Reconhecer os vegetais como Seres Vivos;
·      Identificar as partes das plantas;
·      Perceber a importância dos vegetais para a saúde do homem.




PLANEJAMENTO PRÉ II – CIÊNCIAS 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
NOÇÕES DE ASTRONOMIA:
·      Movimento da Terra;
·      Noções de movimento;
·      Com relação ao Sol: Nascente e Poente.

TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA:
Água e Ecossistema:
·      Onde é encontrada;
·      Ciclo da água (diferentes formas que ela apresenta);
·      Água: propriedades e importância;
·      Poluição e contaminação da água;
·      Como o homem a utiliza para satisfazer suas necessidades.

 ANIMAIS E O ECOSSISTEMA:
·                    Características Gerais: habitat, alimentação, revestimento do corpo;
·                    Diversidade: animais domésticos, selvagens, silvestres;
·      Grandes grupos: Vertebrados/Invertebrados;
·      Relações com o homem;
·      Os animais e a saúde do homem.




·       Ter Noções dos movimentos da Terra;
·       Diferenciar o Sol Nascente do Poente.





·       Listar os locais onde a água pode ser encontrada;
·       Identificar os diferentes estados da água;
·       Reconhecer a água como fonte importante de vida;
·       Conscientizar-se sobre os cuidados com a água (não poluição);
·       Identificar a utilização da água no dia a dia.


·       Estabelecer relação entre diferentes espécies de animais, suas características e suas necessidades vitais;
·       Diferenciar animais vertebrados de invertebrados;
·       Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
·       Perceber a relação dos homens com os animais.





PLANEJAMENTO PRÉ II – CIÊNCIAS 3º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
NOÇÕES DE ASTRONOMIA:
·      Outros Corpos Celestes Iluminados: satélites, planetas, estrela;

TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA:
SOLO E ECOSSISTEMA:
·           Composição do solo (rochas, minerais e húmus);
·           Relações entre o solo e a água (evaporação, dissolução erosão...);
·           Relações entre o solo e o ar;
·           Poluição e contaminação do solo;
·           Como o homem utiliza o solo para satisfazer suas necessidades.

HOMEM:
·           Características gerais;
·           Trabalho;
·           Ação do homem na natureza.

·      Reconhecer alguns satélites, planetas e estrelas.






·      Identificar as características do solo;
·      Estabelecer relação entre o solo e a água;
·      Estabelecer relação entre o solo e o ar;
·      Conscientizar-se para a não contaminação e poluição do solo;
·      Valorizar a importância da utilização do solo para satisfazer suas necessidades.


·      Conhecer as características gerais do grupo social em que o homem está inserido;
·      Perceber a ação do homem na natureza.




PLANEJAMENTO PRÉ II – CIÊNCIAS 4º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
NOÇÕES DE ASTRONOMIA: Como o homem utiliza o conhecimento do universo para satisfazer sua necessidade.

TRANSFORMAÇÃO E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA:
AR E ECOSSISTEMA:
·      Atmosfera: condição de vida;
·      Vento: aquecimento e resfriamento;
·      Ar e seres vivos: fotossíntese, respiração e cadeia alimentar;
·      Poluição e contaminação do ar;
·      Como o homem utiliza o ar para satisfazer suas necessidades.

 A SAÚDE E MELHORIA DE VIDA:
·      O Sol e a saúde do homem;
·      Clima: seco/quente,          úmido/temperado/frio;
·      Vestuário (necessidade do homem).






















·      Identificar o conhecimento que o homem possui sobre o universo para satisfazer suas necessidades.





·      Entender a importância do ar para sua existência;
·       Diferenciar ar de vento;
·       Estabelecer relação entre o ar e os seres vivos;
·       Conscientizar-se para a não contaminação e poluição do ar;
·       Valorizar a importância da utilização do ar para satisfazer suas necessidades.




·       Estabelecer relação entre o sol e a saúde do homem;
·       Diferenciar os tipos de clima;
·       Identificar as características dos vestuários de acordo com a situação climática.






PLANEJAMENTO PRÉ II – RECREAÇÃO – 2º BIMESTRE

CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
JOGOS DE CONSTRUÇÃO
        Coordenção fina;
        Coordenação ampla;
        Equilíbrio;
        Lateralidade;
        Organização e Orientação espacial.



   Ampliar a coordenação motora ampla e fina;
   Participar de atividades lúdicas envolvendo lateralidade, equilíbrio, orientação espacial e temporal.




 PLANEJAMENTO PRÉ I – ARTE – 1º BIMESTRE


CONTEÚDO
OBJETIVO
ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO

ANÁLISE HISTÓRICA DO MODO DE RELAÇÃO DOS HOMENS COM OS OBJETOS E A REALIDADE:
 Característica da forma e do espaço em relação à posição – horizontal e vertical; proporção – tamanho; movimento – repetição.
 Ilustrações (desenho livre).

ELEMENTOS VISUAIS:
     Forma.

COMPOSIÇÃO:
 Desenho;
 Pintura.






  Classificar os objetos quanto à forma, posição e tamanho;
  Expressar-se por meio de desenho livre.

  Expressar-se por meio de desenhos com diferentes formas.

  Expressar-se por meio de desenho e pintura.















Nenhum comentário:

Postar um comentário