PLANEJAMENTO PRÉ II – LÍNGUA PORTUGUESA - 1º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ORALIDADE
·
Exposição
de ideias;
·
Relatos
de fatos vividos, histórias, etc.
·
Entrevistas;
·
Leitura
(pelo professor) dos mais diversos textos: Poesias, trava-línguas, parlendas,
músicas, etc.
LEITURA
a) Leitura do professor para a criança.
·
Textos
informativos;
·
Textos
literários;
·
Cartas,
mensagens e avisos;
·
Bulas,
receitas, rótulos etc.
b)
da criança: de forma não convencional)
·
Cartazes,
rótulos, placas, out-dours, avisos, quadrinhas, parlendas e adivinhações,
letras de músicas e textos referentes às diferentes áreas curriculares;
·
Alfabeto
(Leitura com a professora).
ESCRITA
·
Produção
Coletiva de Textos a partir do desenho ou outras formas de representação (colagem, modelagem, etc).
·
Crachá
com o nome;
·
Vogal
A.
|
·
Expressar
oralmente suas vivências e ideias;
·
Ouvir
a leitura realizada pelo profesor e opinar diante dos textos lidos;
·
Interagir
com colegas e com a professora;
· Saber ouvir, elaborar e responder
perguntas;
·
Apreciar
a leitura de histórias vivenciando emoções e estabelecendo identificações.
·
Demonstrar
interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
·
Reconhecer
e identificar a vogal A em palavras e diferentes tipos de textos;
·
Ler
de maneira não convencional livros de literatura infantil;
·
Produzir
textos coletivos com sequências lógica e de idéias, utilizando a professora
como escriba;
·
Traçar
o nome com ajuda do crachá;
·
Traçar
a vogal A.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II – LÍNGUA PORTUGUESA - 2º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ORALIDADE
·
Exposição
de ideias;
·
Relatos
de fatos vividos, histórias, etc.
·
Entrevistas;
·
Leitura
(pelo professor) dos mais diversos textos: Poesias, trava-línguas, parlendas,
músicas, etc.
LEITURA
a)
Leitura do professor para a criança.
·
Textos
informativos;
·
Textos
literários;
·
Cartas,
mensagens e avisos;
·
Bulas,
receitas, rótulos etc.
b)
da criança: de forma não convencional)
·
Cartazes,
rótulos, placas, out-dours, avisos, quadrinhas, parlendas e adivinhações,
letras de músicas e textos referentes às diferentes áreas curriculares;
·
Alfabeto
(Leitura com a professora).
ESCRITA
·
Produção
Coletiva de Textos a partir do desenho ou outras formas de representação (colagem, modelagem, etc).
·
Crachá
com o nome;
·
Vogais
A e E.
|
·
Expressar
oralmente suas vivências e ideias;
·
Ouvir
a leitura realizada pelo profesor e opinar diante dos textos lidos;
·
Interagir
com colegas e com a professora;
· Saber ouvir, elaborar e responder
perguntas;
·
Apreciar
a leitura de histórias vivenciando emoções e estabelecendo identificações.
·
Demonstrar
interesse pela leitura, valorizando-a como fonte de informação;
·
Reconhecer
e identificar as vogais A e E em
palavras e diferentes tipos de textos;
·
Ler
de maneira não convencional livros de literatura infantil;
·
Produzir
textos coletivos com sequências lógica e de ideias, utilizando a professora
como escriba;
·
Traçar
o nome com ajuda do crachá;
·
Traçar
as vogais A e E.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ORALIDADE
LEITURA
Além
dos textos literários deve-se ler para os alunos:
a)
do professor para a criança:
b)
da criança: de forma não convencional):
·
Cartazes,
rótulos, placas, out-dours, avisos, quadrinhas, parlendas e adivinhações,
letras de músicas e textos referentes às diferentes áreas curriculares;
·
Alfabeto
(Leitura com a professora).
ESCRITA
|
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II – LÍNGUA PORTUGUESA - 4º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ORALIDADE
LEITURA
Além
dos textos literários deve-se ler para os alunos:
a)
do professor para a criança:
b)
da criança: de forma não convencional):
ESCRITA
|
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II – MATEMÁTICA – 1º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
a)
Segundo
critérios da criança;
b)
Segundo
critérios dados pelo professor.
RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Um e Nenhum.
REGISTRO DE QUANTIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES
DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS:
Números de 0 a 2.
NOÇÃO DE POSIÇÃO: Em frente, atrás, entre, primeiro e último.
MEDIDAS
·
TEMPO:
Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês e ano;
· COMPRIMENTO:
Noções
de tamanho: pequeno, grande, médio;
Noções
de distância: perto e longe.
·
MASSA:
Noções de leve e pesado.
·
CAPACIDADE:
Noções de cheio e vazio.
GEOMETRIA:
A CRIANÇA E O ESPAÇO
·
Exploração
e localização espacial;
·
Noções
de dentro e fora;
·
Semelhanças
e diferenças entre as formas geométricas encontradas na natureza, nos objetos
construídos pelo homem e nos sólidos geométricos;
·
Formas
Geométricas: Quadrado.
CORES
·
Primárias:
Amarelo, Azul e Vermelho.
|
·
Classificar
e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.
·
Diferenciar
um de nenhum.
·
Reconhecer,
contar e registrar os números de 0 a 2;
·
Identificar
objetos ou pessoas nas diferentes posições.
·
Diferenciar
dia e noite;
·
Ter
noção de antes durante e depois;
·
Reconhecer
no calendário o dia, semana, mês e ano.
·
E
comparar objetos e pessoas pelo tamanho.
·
Reconhecer
a posição de objetos e pessoas pela distância.
·
Identificar
objetos leves e pesados.
·
Diferenciar
cheio de vazio.
·
Deslocar-se
no espaço sabendo se localizar;
·
Diferenciar
dentro e fora;
·
Identificar
as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na
natureza;
·
Reconhecer
e nomear o quadrado.
·
Classificar,
identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II – MATEMÁTICA – 2º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
a)
Segundo
critérios da criança;
b)
Segundo
critérios dados pelo professor.
RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Alguns e todos.
REGISTRO DE QUANTIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES
DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS:
Números de 0 a 3.
NOÇÃO DE POSIÇÃO: Dentro e fora, antes e depois.
MEDIDAS
·
TEMPO:
Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês e ano;
·
Manhã,
tarde, noite, hoje, ontem e amanhã;
· COMPRIMENTO:
Noções
de altura: alto e baixo;
Noções
de largura: largo e estreito.
·
MASSA:
Noções de leve e pesado.
·
CAPACIDADE:
Noções
de cheio e vazio.
GEOMETRIA:
A CRIANÇA E O ESPAÇO
·
Exploração
e localização espacial;
·
Noções
de vizinhança, fronteira, atrás e na frente;
·
Classificação
dos sólidos geométricos de acordo com sua superfície: plana (não rolam) e
curva (rolam);
·
Formas
Geométricas: Círculo.
CORES
·
Primárias:
Amarelo, Azul e Vermelho;
·
Neutras:
Branco e Preto.
|
·
Classificar
e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.
·
Diferenciar
alguns de todos.
·
Reconhecer,
contar e registrar os números de 0 a 3.
·
Identificar
objetos ou pessoas nas diferentes posições.
·
Diferenciar
dia e noite;
·
Ter
noção de antes durante e depois;
·
Reconhecer
no calendário o dia, semana, mês e ano.
·
Identificar
e comparar objetos e pessoas pela altura e largura.
·
Identificar
objetos leves e pesados.
·
Diferenciar
cheio de vazio.
·
Deslocar-se
no espaço sabendo se localizar;
·
Identificar
vizinhança, fronteira, atrás e na frente;
·
Identificar
as semelhanças e diferenças entre os objetos que rolam e que não rolam.
·
Reconhecer
e nomear o círculo.
·
Classificar,
identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II – MATEMÁTICA – 3º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
a)
Segundo
critérios da criança;
b)
Segundo
critérios dados pelo professor.
RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: Muito e pouco.
REGISTRO DE QUANTIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES
DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS:
Números de 0 a 4.
NOÇÃO DE POSIÇÃO: Ao lado, perto e longe.
MEDIDAS
·
TEMPO:
Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês e ano;
·
Manhã,
tarde, noite, hoje, ontem e amanhã;
·
Sequência
Temporal: logo após, muito depois, muito antes, um pouco antes e agora;
· COMPRIMENTO:
Noções
de comprimento: curto e comprido;
Noções
de espessura: grosso e fino.
·
MASSA:
Medida arbitrária: grama.
·
CAPACIDADE:
Medida arbitrária: litro.
GEOMETRIA:
A CRIANÇA E O ESPAÇO
·
Exploração
e localização espacial;
·
Noções
de em cima e embaixo;
·
Planificação
dos sólidos através do contorno das faces.
·
Formas
Geométricas: Triângulo.
CORES
·
Primárias:
Amarelo, Azul e Vermelho;
·
Neutras:
Branco e Preto;
·
Secundárias:
Verde, Laranja e Roxo.
|
·
Classificar
e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.
·
Diferenciar
as quantidades.
·
Reconhecer,
contar e registrar os números de 0 a 5;
·
Ter
noção de adição;
·
Ter
noção de subtração.
·
Identificar
objetos ou pessoas nas diferentes posições.
·
Diferenciar
dia e noite;
·
Ter
noção de antes durante e depois;
·
Reconhecer
no calendário o dia, semana, mês e ano.
·
Identificar
e comparar objetos pelo comprimento e espessura.
·
Ter
noção que alguns objetos são medidos por grama e por litro.
·
Utilizar
medidas arbitrárias.
·
Deslocar-se
no espaço sabendo se localizar;
·
Diferenciar
objetos localizados em cima e embaixo;
·
Identificar
as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na
natureza;
·
Reconhecer
e nomear o triângulo.
·
Classificar,
identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II – MATEMÁTICA – 4º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO
a)
Segundo
critérios da criança;
b)
Segundo
critérios dados pelo professor.
RELAÇÕES ENTRE QUANTIFICADORES: O que tem um a mais (sucessor), o
que tem um a menos (antecessor), o que tem a mesma quantidade.
REGISTRO DE QUANTIDADES E AS DIFERENTES POSSIBILIDADES
DE REGISTRO E OS SÍMBOLOS NUMÉRICOS:
Números de 0 a 5.
NOÇÃO DE POSIÇÃO: À direita, à esquerda, mesmo sentido, sentido
contrário.
MEDIDAS
·
TEMPO:
Dia, noite, antes, durante, depois, agora, semana, mês e ano;
·
Manhã,
tarde, noite, hoje, ontem e amanhã;
·
Sequência
Temporal: logo após, muito depois, muito antes, um pouco antes e agora;
·
Duração
e sucessão, rápido e lento.
· COMPRIMENTO:
Medidas
Arbitrárias: palmo, pé, passos;
Medida
Arbitrária: Metro.
GEOMETRIA:
A CRIANÇA E O ESPAÇO
·
Exploração
e localização espacial;
·
Noções
de em cima e embaixo;
·
Semelhanças
e diferenças entre sólidos geométricos e figuras planas;
·
Formas
Geométricas: Retângulo.
CORES
·
Primárias:
Amarelo, Azul e Vermelho;
·
Neutras:
Branco e Preto;
·
Secundárias:
Verde, Laranja e Roxo;
·
Outras
cores.
|
·
Classificar
e seriar diferentes objetos e pessoas por critérios dados e próprios.
·
Diferenciar
as quantidades.
·
Reconhecer,
contar e registrar os números de 0 a 5;
·
Ter
noção de adição;
·
Ter
noção de subtração.
·
Identificar
objetos ou pessoas nas diferentes posições.
·
Diferenciar
dia e noite;
·
Ter
noção de antes durante e depois;
·
Reconhecer
no calendário o dia, semana, mês e ano.
·
Utilizar
medidas arbitrárias.
·
Deslocar-se
no espaço sabendo se localizar;
·
Diferenciar
objetos localizados em cima e embaixo;
·
Identificar
as semelhanças e diferenças entre as formas geométricas encontradas na
natureza;
·
Reconhecer
e nomear o retângulo.
·
Classificar,
identificar, nomear e associar as cores com elementos da natureza.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
O
HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM:
Os
elementos do habitat do homem: água, ar, seres vivos, os objetos que são
frutos do trabalho humano.
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES:
Os
elementos que fazem parte da escola.
|
· Estabelecer algumas relações entre os
elementos do meio ambiente e a qualidade da vida humana.
· Reconhecer os elementos que fazem
parte da escola.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II –
GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM: Por que e como os homens modificam
e produzem o seu meio ambiente.
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES
As
relações de trabalho na escola.
|
· Reconhecer como o homem modifica e
produz o seu meio ambiente.
· Identificar as relações de trabalho
realizado na escola;
· Reconhecer diferentes funções
desempenhadas na escola.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II –
GEOGRAFIA – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
O
HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO
AMBIENTE DO HOMEM: O
trabalho social.
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES:
Os
espaços dos arredores da escola.
|
· Estabelecer algumas relações entre o
meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando a
qualidade da vida humana.
· Identificar os espaços aos arredores
da escola.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II –
GEOGRAFIA – 4º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
O HABITAT DO HOMEM:
A SUPERFÍCIE TERRESTRE É O MEIO AMBIENTE DO HOMEM: A satisfação e criação de
necessidades: alimentação, vestuário, transporte, abrigo, etc.
A ESCOLA COMO ESPAÇO DE RELAÇÕES:
O
trajeto escola – casa.
|
·
Estabelecer
algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida de acordo com suas
necessidades básicas, valorizando sua importância para a preservação das
espécies e para a qualidade da vida humana.
·
Identificar
o trajeto entre a escola e sua casa.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II –
HISTÓRIA – 1º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
HISTÓRIA DO ALUNO:
· Cronologia;
· Criação e satisfação das
necessidades;
· Origem das coisas que o aluno
precisa (quem faz, como faz, com o que faz, para que faz).
DATAS COMEMORATIVAS:
· Carnaval;
· Dia Internacional da Mulher;
· Páscoa.
|
· Conhecer a história de seu
nascimento;
· Compreender sua identidade;
· Entender que é dependente de um
adulto.
· Conhecer o Contexto Histórico da
data a ser comemorada.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II –
HISTÓRIA – 2º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
HISTÓRIA DA FAMÍLIA:
· Origem;
· Criação e satisfação das
necessidades;
· Origem das coisas que a família
precisa (quem faz, o que faz, como faz, para que faz).
DATAS COMEMORATIVAS:
· Dia do Trabalho;
· Dia das Mães;
· Festa Junina;
· Dia do Meio Ambiente
|
· Conhecer a história da sua família;
· Reconhecer todos os membros que
compõem sua família;
· Entender que alguns membros da
família trabalham para a satisfação das necessidades;
· Conhecer o modo de vida
característico de seu grupo social;
· Compreender a importância da
família.
· Conhecer o Contexto Histórico da
data a ser comemorada
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II –
HISTÓRIA – 3º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
OS HOMENS DE NOSSO TEMPO
·
História
de diferentes homens – os trabalhadores anônimos;
·
Homens
de todas as classes, todos que fazem a história de nosso tempo.
DATAS COMEMORATIVAS
·
Dia
dos Pais;
·
Independência
do Brasil.
|
· Interessar-se e demonstrar
curiosidade pelo mundo social;
· Conhecer o modo de vida
característico de diferentes grupos sociais;
· Identificar e compreender a
importância dos trabalhadores anônimos.
· Conhecer o Contexto Histórico da
data a ser comemorada.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II –
CIÊNCIAS 1º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
NOÇÕES DE ASTRONOMIA: SOL
como fonte primária de energia, luz e calor.
TRANSFORMAÇÃO
E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA: ECOSSISTEMA: Relação de
interdependência (sol, água, solo, seres vivos).
SERES
VIVOS:
VEGETAIS E O ECOSSISTEMA:
·
Características
gerais e Diversidade;
·
Vegetais
superiores;
·
Órgãos
vegetativos: raiz, caule e folha – relações com o meio e com o homem;
·
Órgãos
de reprodução – flor, fruto e semente – relações com o meio e com o homem;
·
Os
vegetais e a saúde do homem.
|
· Reconhecer o Sol como fonte de
energia, luz e calor;
· Identificar as necessidades vitais
dos Seres Vivos e perceber sua interdependência;
· Reconhecer os vegetais como Seres Vivos;
· Identificar as partes das plantas;
· Perceber a importância dos vegetais
para a saúde do homem.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II –
CIÊNCIAS 2º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
NOÇÕES DE ASTRONOMIA:
· Movimento da Terra;
· Noções de movimento;
· Com relação ao Sol: Nascente e
Poente.
TRANSFORMAÇÃO
E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA:
Água e Ecossistema:
·
Onde
é encontrada;
·
Ciclo
da água (diferentes formas que ela apresenta);
·
Água:
propriedades e importância;
·
Poluição
e contaminação da água;
·
Como
o homem a utiliza para satisfazer suas necessidades.
ANIMAIS E O ECOSSISTEMA:
·
Características
Gerais: habitat, alimentação, revestimento do corpo;
·
Diversidade:
animais domésticos, selvagens, silvestres;
·
Grandes
grupos: Vertebrados/Invertebrados;
·
Relações
com o homem;
·
Os
animais e a saúde do homem.
|
· Ter Noções dos movimentos da Terra;
· Diferenciar o Sol Nascente do
Poente.
· Listar os locais onde a água pode
ser encontrada;
· Identificar os diferentes estados da
água;
· Reconhecer a água como fonte
importante de vida;
· Conscientizar-se sobre os cuidados
com a água (não poluição);
· Identificar a utilização da água no dia
a dia.
· Estabelecer relação entre diferentes
espécies de animais, suas características e suas necessidades vitais;
· Diferenciar animais vertebrados de
invertebrados;
· Valorizar a vida nas situações que
impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
· Perceber a relação dos homens com os
animais.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II –
CIÊNCIAS 3º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
NOÇÕES DE ASTRONOMIA:
· Outros Corpos Celestes Iluminados:
satélites, planetas, estrela;
TRANSFORMAÇÃO
E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA:
SOLO E ECOSSISTEMA:
·
Composição
do solo (rochas, minerais e húmus);
·
Relações
entre o solo e a água (evaporação, dissolução erosão...);
·
Relações
entre o solo e o ar;
·
Poluição
e contaminação do solo;
·
Como
o homem utiliza o solo para satisfazer suas necessidades.
HOMEM:
·
Características
gerais;
·
Trabalho;
·
Ação
do homem na natureza.
|
· Reconhecer alguns satélites,
planetas e estrelas.
· Identificar as características do
solo;
· Estabelecer relação entre o solo e a
água;
· Estabelecer relação entre o solo e o
ar;
· Conscientizar-se para a não
contaminação e poluição do solo;
· Valorizar a importância da
utilização do solo para satisfazer suas necessidades.
· Conhecer as características gerais
do grupo social em que o homem está inserido;
· Perceber a ação do homem na
natureza.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II –
CIÊNCIAS 4º BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
NOÇÕES DE ASTRONOMIA: Como o homem
utiliza o conhecimento do universo para satisfazer sua necessidade.
TRANSFORMAÇÃO
E INTERAÇÃO DA MATÉRIA EM ENERGIA:
AR E ECOSSISTEMA:
·
Atmosfera:
condição de vida;
·
Vento:
aquecimento e resfriamento;
·
Ar
e seres vivos: fotossíntese, respiração e cadeia alimentar;
·
Poluição
e contaminação do ar;
·
Como
o homem utiliza o ar para satisfazer suas necessidades.
A SAÚDE E MELHORIA DE VIDA:
·
O
Sol e a saúde do homem;
·
Clima:
seco/quente, úmido/temperado/frio;
·
Vestuário
(necessidade do homem).
|
· Identificar o conhecimento que o
homem possui sobre o universo para satisfazer suas necessidades.
· Entender a importância do ar para
sua existência;
· Diferenciar ar de vento;
· Estabelecer relação entre o ar e os
seres vivos;
· Conscientizar-se para a não
contaminação e poluição do ar;
· Valorizar a importância da
utilização do ar para satisfazer suas necessidades.
· Estabelecer relação entre o sol e a
saúde do homem;
· Diferenciar os tipos de clima;
· Identificar as características dos vestuários
de acordo com a situação climática.
|
|
|
PLANEJAMENTO PRÉ II – RECREAÇÃO – 2º
BIMESTRE
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
JOGOS DE CONSTRUÇÃO
•
Coordenção
fina;
•
Coordenação
ampla;
•
Equilíbrio;
•
Lateralidade;
•
Organização
e Orientação espacial.
|
–
Ampliar
a coordenação motora ampla e fina;
–
Participar
de atividades lúdicas envolvendo lateralidade, equilíbrio, orientação
espacial e temporal.
|
|
|
CONTEÚDO
|
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
ANÁLISE HISTÓRICA DO MODO DE RELAÇÃO
DOS HOMENS COM OS OBJETOS E A REALIDADE:
•
Característica da forma e do espaço em
relação à posição – horizontal e vertical; proporção – tamanho; movimento –
repetição.
•
Ilustrações (desenho livre).
ELEMENTOS
VISUAIS:
•
Forma.
COMPOSIÇÃO:
•
Desenho;
•
Pintura.
|
•
Classificar
os objetos quanto à forma, posição e tamanho;
•
Expressar-se
por meio de desenho livre.
•
Expressar-se
por meio de desenhos com diferentes formas.
•
Expressar-se
por meio de desenho e pintura.
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário