METODOLOGIA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
1- PRÁTICA SOCIAL INICIAL
Saviani (1991:79-80) ao explicitar essa
primeira fase de seu método pedagógico afirma que ela é o ponto de partida de
todo o trabalho docente.
Este
passo consiste no primeiro contato que o aluno mantém com o conteúdo que será
trabalhado pelo professor. É a percepção que o educando possui
sobre o tema de estudo. Freqüentemente é
uma visão de senso comum, empírica, geral, um tanto confusa, sincrética,
onde tudo, de certa forma, aparece como natural.
2 - PROBLEMATIZAÇÃO
Trata-se de detectar que questões
precisam ser resolvidas no âmbito da Prática Social e, em conseqüência, que
conhecimento é necessário dominar" (Saviani, 1991:80).
O conhecimento de que estamos falando
são os conteúdos historicizados.
Nessa
etapa do processo duas são as tarefas principais:
1-
Determinação dos conteúdos em suas dimensões científica, social e histórica.
2
- Levantamento, em cada tópico ou subtópico, das principais questões da prática
social, diretamente relacionadas aos conteúdo, levando em conta as três
dimensões apontadas.
A Problematização é o fio condutor de
todas as atividades que os alunos desenvolverão no processo de construção do
conhecimento.
4 - INSTRUMENTALIZAÇÃO
Esta fase, segundo Saviani (1991:103)
consiste na apreensão "dos instrumentos teóricos e práticos necessários ao
equacionamento dos problemas detectados na prática social. (...) Trata-se da
apropriação pelas camadas populares das ferramentas culturais necessárias à
luta que travam diuturnamente para se libertar das condições de exploração em
que vivem".
É o momento de evidenciar que o estudo
dos conteúdos propostos está em função das respostas a serem dadas às questões
da prática social que foram consideradas fundamentais na fase da Problematização.
A tarefa do professor e dos alunos
desenvolver-se-á através de ações didático-pedagógicas necessárias à efetiva
construção conjunta do conhecimento nas dimensões científica, social e
histórica.
Essa
etapa consiste em realizar as operações mentais de analisar, comparar,
criticar, levantar hipóteses, julgar, classificar, conceituar, deduzir,
generalizar, discutir, explicar, etc.
3
- CATARSE
Uma vez incorporados os conteúdos e os
processos de sua construção, ainda que de forma provisória, é chegado o momento
em que o aluno é solicitado a mostrar o quanto se aproximou da solução dos
problemas anteriormente levantados sobre o tema em questão.
Esta
é a fase em que o educando
manifesta que assimilou, que assemelhou a si mesmo, os conteúdos e os métodos
de trabalho em função das questões anteriormente enunciadas.
Agora ele traduz oralmente ou pôr
escrito a compreensão que teve de todo o processo de trabalho.
Conforme as circunstâncias, a avaliação
pode ser realizada de maneira informal, ou formal. No primeiro caso, o aluno,
por iniciativa própria, manifesta se incorporou ou não os conteúdos e os
métodos na perspectiva proposta pelas questões da Problematização. No segundo,
o professor elabora as questões que deverão oferecer ao educando a oportunidade
de se manifestar sobre o conteúdo aprendido.
5 - PRÁTICA SOCIAL FINAL
Este é o momento em que docente e
educandos elaborarão um plano de ação a partir do conteúdo que foi trabalhado.
É a previsão do que aluno fará e como o desempenhará pôr ter aprendido um determinado
conteúdo. É o seu compromisso com a prática social, uma vez que esse método de
estudo tem como pressuposto a articulação entre educação e sociedade.
O passo final desta proposta
didático-pedagógica consiste basicamente de dois pontos:
a) Nova postura mental do aluno frente
à realidade estudada. É a nova maneira
de compreender o conteúdo estudado situando-o de maneira histórico-concreta
na totalidade.
b) Proposta
concreta de ação por ter aprendido um determinado conteúdo. É o compromisso
concreto do aluno. É o que ele fará na
vida prática, em seu cotidiano, tanto individualmente como coletivamente.
Essa proposta de trabalho pode referir-se tanto a ações intelectuais quanto a
trabalhos manuais, físicos.
A prática Social Final é o momento da
ação consciente do educando na realidade em que vive.
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